...

Portal UMBU

Ministra da Saúde descarta possibilidade de pandemia de Mpox e informa que já há negociação de vacinas

Declaração foi feita em entrevista nesta quarta-feira (21)

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, descartou a possibilidade de pandemia por Mpox no Brasil, neste momento. A declaração foi feita em entrevista à CNN nesta quarta-feira (21).

“Trata-se de alerta e é muito importante frisar isso, mas não de uma situação que devemos ter alarme, no sentido de uma pandemia”, ponderou a ministra, que ainda indicou que está em elaboração o plano para implementação de um centro de emergência para viajantes.

O projeto é uma ação do próprio Ministério da Saúde em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reforçando que cabe à agência o papel de vigilância e que, nesse momento, a comunicação em portos e aeroportos tem sido focada na conscientização dos sintomas da Mpox.

Na mesma entrevista, Nísia Trindade esclareceu que não há recomendação para vacinação em massa contra a Mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos) no Brasil. A ministra disse que o Brasil ainda não registrou casos da variante 1B do vírus, mas monitora atualmente cerca de 700 pessoas que contraíram a doença.

Segundo a responsável pelo Ministério da Saúde, caso a vacinação seja adotada, será focada em grupos específicos e não em larga escala. Atualmente a pasta negocia a aquisição de 25 mil doses de vacina contra a Mpox, aguardando resposta da Organização Pan-Americana de Saúde.

Paralelamente, há uma parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento de uma vacina nacional, ainda em fase preliminar, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Ainda à CNN, Trindade destacou que a transmissão de Mpox não ocorre apenas por via sexual, mas por qualquer contato próximo com pessoas infectadas ou suas secreções. Ela recomendou que a população busque informações em fontes confiáveis, como o site do Ministério da Saúde.

Com informações de CNN e Metro1.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo