Programa do governo federal será encerrado em 31 de março e agora permite parcelamento das dívidas renegociadas no site do Desenrola para quem tem perfil bronze

O Ministério da Fazenda (MF) anunciou, nesta quinta-feira (15), a integração entre os sites do programa Desenrola Brasil e do Serasa Limpa Nome. O objetivo é facilitar o acesso de usuários de ambas as plataformas na conferência de ofertas para quitação de débitos.
A integração foi possível a partir da Portaria nº 124 do MF, publicada no Diário Oficial da União no último dia 29 de janeiro, que autorizou parcerias para ampliar o alcance do Desenrola Brasil em sua reta final, uma vez que o programa, que agora está voltado apenas para a Faixa 1, chegará ao fim no dia 31 de março.
“Estamos nessa reta final do programa. Na volta do Carnaval temos esse um mês e meio para intensificar, lembrar, engajar e comunicar com as pessoas a possibilidade de renegociar suas dívidas”, iniciou Alexandre Ferreira, coordenador-geral de Economia e Legislação da pasta.
“Essa mudança tem o intuito de facilitar o acesso e o login de quem já é cliente de outros parceiros, como o Serasa, para que faça o login e seja direcionado ao ambiente da plataforma com essas mesmas condições de negociação”, explicou.
Acessando o site do Serasa, os cidadãos que tiverem débitos em aberto serão direcionados ao site do Desenrola, no qual conseguirão consultar eventuais dívidas e fazer pagamentos nas condições oferecidas pelo programa, sem a necessidade de um novo login.
Também nesta quinta-feira, o Ministério da Fazenda anunciou como mudança a inclusão do parcelamento de dívidas para usuários do Gov.br que tiverem perfil bronze. Antes a opção não estava disponível para essa categoria, que só tinha como opção o pagamento à vista.
Segundo documento divulgado pela pasta, aproximadamente 12 milhões de brasileiros foram alcançados pelo programa de quitação de dívidas, levando a R$ 35 bi em dívidas renegociadas. O programa será encerrado no dia 31 de março para a Faixa 1, onde estão pessoas com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos ou inscritos no CadÚnico.
Pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil foram contempladas na Faixa 2, encerrada no dia 31 de dezembro de 2023.