O setor supermercadista acredita em um aumento entre 8% e 12% nas vendas

Nesta Páscoa, quem quiser comprar ovos da Páscoa terá que fazer um esforço, principalmente no bolso. Isso porque o preço do cacau triplicou este ano, o que reflete no preço do chocolate, principalmente os que são vendidos na época da páscoa.
O preço do fruto cresceu 18% em 2014, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, e uma alta acumulada de 14% mais caros em comparação com o ano passado, conforme divulgação da Associação Brasileira de Supermercados. Não somente o consumidor será impactado com a alta, mas também os varejistas. Apesar do aumento, os supermercadistas se mantêm otimistas com a venda de ovos da páscoa neste ano.
O setor supermercadista acredita em um aumento entre 8% e 12% nas vendas comparado ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Marcelo Reis é especialista em vendas e gestão empresarial e explica que todos os anos o preço do chocolate aumenta por diversos fatores, e que varejistas têm adotado estratégias para driblar essas altas exorbitantes, e manter o lucro nesta época.
“Essa alta é uma constante, quando analisamos ano a ano. Temos influência da importação do produto, mudanças climáticas, e alterações na oferta e demanda. Tem varejistas que são influenciados pelo mercado por estarem à frente da venda de ovos de Páscoa e precisam repassar esses valores ao consumidor”, explica o especialista, que aponta também para a necessidade dos varejistas se posicionarem cada vez neste mercado.
“Ele precisa desenvolver as estratégias de vendas. Pensar em quanto que consegue posicionar às vezes um ovo de Páscoa; pensar se consegue reduzir, às vezes a quantidade de produto ou o tamanho do produto e principalmente, pensar o que o consumidor do outro lado está buscando, principalmente o consumidor de cada uma dessas marcas, já que o consumidor também vem mudando”, continua ele.
De acordo com Marcelo Reis, foi observado um movimento nos anos anteriores de escolha mais focada no preço e com muitos consumidores optando por barras e caixas de bombons, como alternativa aos ovos tradicionais, buscando equilibrar o custo sem abrir mão do momento de celebração.
Com informações do Portal A Tarde