Terceira edição da Festa Literária irá homenagear os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia
A Festa Literária Arte e Identidade – Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil está em sua terceira edição e visa celebrar a Educação e a Arte em suas diversas formas de manifestação, seja pela: literatura, teatro, cordel, música, canto, percussão, dança, artes plásticas, entre outras.
A mesa de lançamento desse ano acontece nesta quinta-feira (21), às 15h30, no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí com a mediação de Clíssio Santana. Farão parte da mesa: Lina Aras, Jacira Silva, Ane Ketleen Pataxó e Luciana Brito com o tema: “Diálogos com a comunidade escolar: Arte, identidade, memória e história.”
Valorizando o processo de inserção da Arte na Educação, a Festa Literária Arte e Identidade atua como importante ferramenta educacional no contexto econômico e social contemporâneo.
O evento busca atender à crescente demanda da sociedade por indivíduos mais criativos, perceptivos e sensíveis, que possam ser capazes de dirigir e orientar o uso reflexivo e atento das novas tecnologias, preparando pessoas mais conscientes do seu papel e participação no bem-estar coletivo para atuar no mercado de trabalho.
Em seu viés mais específico, a Festa tem missão de promover a Arte e a Literatura Negra, fortalecendo os laços dos artistas afro-brasileiros com a cultura, a educação e o público em geral, movimentando a cadeia produtiva das obras de autoria negra e de todas as artes realizadas por pessoas pretas.
“Preocupados com crianças e jovens em formação, seguimos no empenho de abastecer-lhes com conhecimento que possibilitem a apropriação de sua raça e etnia através da sua cor, fenótipo, pertencimento e ancestralidade. Na Festa Literária Arte e Identidade abordamos temas como: autoestima das crianças e juventudes pretas; educação antirracista; respeito à diversidade de cor, credo, raça e gênero; estratégias para edição e comercialização da arte negra; arte, educação e cultura com agentes transformadores”, diz a apresentação do evento.
Em sua Terceira Edição, a Festa Literária Arte e Identidade acontecerá em diversos espaços culturais do Pelourinho – patrimônio mundial da Humanidade pela UNESCO e um dos principais pontos turísticos de Salvador – entre 05 e 07 de outubro, homenageando, os 200 Anos da Independência do Brasil na Bahia, que será o seu tema principal.