Segundo o ministro, o “Enem dos professores” faz parte de um conjunto de ações para valorizar as carreiras de licenciatura no país

O ministro da Educação, Camilo Santana, revelou nesta quarta-feira (30) que o governo deverá anunciar em novembro um concurso unificado para professores no Brasil. Segundo o ministro, o “Enem dos professores” faz parte de um conjunto de ações para valorizar as carreiras de licenciatura no país. As informações são do site Poder 360.
O chefe da pasta não detalhou a iniciativa, mas afirmou que terá início em 2025 e será por adesão dos municípios e Estados. “Agora em novembro o presidente deverá lançar [esse conjunto de ações] em que um dos pontos é um concurso unificado para professores no Brasil. Claro que vai ser por adesão das redes. Eu acho que é importante a sociedade compreender a importância do reconhecimento da valorização dos professores no nosso país”, declarou à imprensa durante a reunião ministerial do G20 Educação, em Fortaleza (CE).
O tema é um dos focos da discussão do G20 Educação, que enfrenta a falta de profissionais na área. Segundo dados do Relatório Global de Educação 2023, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), faltam 44 milhões de professores em todo o mundo para atingir a universalização da educação.
Outra iniciativa que fará parte das ações do governo para valorizar professores será o Pé-de-Meia da licenciatura. Segundo o ministro, a ação contribuirá para diminuir o déficit de profissionais na área.
“É para estimular jovens que estão fazendo o Enem. Para que eles já possam ingressar na universidade com uma bolsa de apoio”, explicou o ministro.
As informações são do site Poder 360