
Você sabia que o 2 de Julho representa a verdadeira independência do Brasil, especialmente para a Bahia e para os povos que lutaram de fato pela liberdade?
Neste sábado (28), Matheus Buente, professor de História e humorista, e Naiara Natividade, professora de História e mestre em Educação promovem, no Armazém do Campo, no Pelourinho, um encontro de saberes, resistência e cultura popular para entendermos que a nossa verdadeira independência foi construída nas lutas do povo.
“A ideia é que a gente possa levar informação. Os livros didáticos que são feitos no Sudeste ignoram muito a questão das histórias regionais, então, termina que só o pessoal de Salvador, por conta da festa cívica, sabe que o 2 de julho existe. Mas poucas pessoas sabem como é que aconteceu, a real importância de dentro do processo histórico do nosso país”, explica Matheus.
Professor, ele ressalta ainda que a iniciativa é uma forma de dar protagonismo aos membros da sociedade que lutaram na Independência. “Também ressignificar toda a questão do heroísmo, porque muita gente ainda acha que o era da independência do Dom Pedro, quando na verdade foram outras pessoas, trabalhadores, trabalhadoras, pessoas negras, indígenas”, conta, destacando a diversidade de pessoas que tornaram o 2 de Julho possível.
Serviço
Data: 28 de junho (sábado)
Horário: A partir das 16h30
Local: Armazém do Campo – Pelourinho (Rua Santa Isabel, 03)
Evento gratuito
Realização: Armazém do Campo, MST, Terra Justa e Mãos Solidárias Bahia.