
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, alertou nesta quinta-feira (5), durante pronunciamento pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, que mudanças legislativas para flexibilizar o licenciamento ambiental representam um grande risco ao país diante do agravamento das crises climáticas.
Sem citar diretamente, ela criticou o PL 2.159/2021, aprovado pelo Senado. “Não podemos permitir que, em nome da agilização das licenças ambientais, seja desferido um golpe mortal em nossa legislação, justamente quando o desequilíbrio ecológico, que está acelerando as mudanças climáticas, nos cobra mais responsabilidade”, disse Marina em vídeo divulgado em cadeia nacional de rádio e televisão.
A ministra também comemorou a redução no desmatamento da Amazônia e de outros biomas nos dois primeiros anos do governo Lula, atribuindo o resultado ao reforço na fiscalização e à atuação conjunta de órgãos e comunidades. Reforçou ainda a importância da liderança brasileira na pauta ambiental e na preparação da COP30, que será realizada em novembro, em Belém.
Com informações do Metro 1