
A trajetória de Cleidson Marques, fundador da CM Brand é símbolo de superação e talento: com apenas duzentos reais em mãos, o jovem morador do Alto do Cabrito, bairro periférico de Salvador, trocou a arquitetura pelo universo da moda e criou sua primeira peça em 2019. Das pranchetas aos fios de linhas, sua marca de sungas com design ousado e roupas agênero é a grande vencedora do *Programa Création Brasil de Aceleração de Negócios da Moda*, realizado pela Vale do Dendê em parceria com a Embaixada da França no Brasil.
O prêmio inclui um curso intensivo de francês na Aliança Francesa e uma imersão em Paris, com passagens, hospedagem, alimentação e transporte custeados pelo Hub de Aceleração baiano por meio da parceria com a Embaixada da França no Brasil. Cleidson Marques é formado em arquitetura e urbanismo, atuando na área de design de interiores.
O *Programa Création Brasil de Aceleração de Negócios da Moda*, teve a estilista Isa Silva como embaixadora e marca o início das qualificações ofertadas pela Vale do Dendê, com foco na internacionalização dos afroempreendedores baianos. Durante dois meses, dez marcas regionais – entre elas, Ateliê Mãos de Mãe, Nós Macramê, Gefferson Vila Nova, Lourrani Moda autoral e Use Uka – participaram de mentorias direcionadas a estratégias de exportação, branding global e masterclasses com especialistas como Goya Lopes, Isa Silva, e Monique Badaró.
Para Nanci Santos, gerente do Sebrae- Bahia, os negócios participantes do programa de internacionalização são bens estruturados e refletem a cultura baiana. Integrante da banca avaliadora, ela destacou que os planos de negócios apresentados foram avaliados com muito critério, pensado na sustentabilidade do negócio. “São empresários que estão de parabéns pelo que fazem, por refletir nossa cultura”, pontuou.
Internacionalização e representatividade
Cleidson Marques considera de fundamental importância todo o conteúdo que teve acesso durante as mentorias presenciais e on-line para entender a complexidade do processo de exportação. “Hoje eu consigo definir meu objetivo de ir para Paris. Sei montar um cronograma e um plano de ação com o que é preciso ser feito, com base no que aprendi para mostrar o meu trabalho fora do país.”.
A declaração do empreendedor baiano reforça os dados recentes sobre a indústria do vestuário na Bahia. De acordo com a SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior, em 2023, a Bahia exportou cerca de US$ 557 mil em vestuário. Embora o gráfico de exportação não apresentasse linearidade no ano seguinte, iniciativas como o “Programa Création Brasil de Aceleração de Negócios da Moda” realizado pela Vale do Dendê proporcionam ferramentas para que micro e pequenas empresas baianas estruturem seus negócios e ampliem a presença no cenário internacional.