...

Portal UMBU

Mais de 2.500 crianças foram afastadas de situações de exploração do trabalho infantil em 2023

O Ministério do Trabalho afastou 2.564 menores de idade de situações de exploração do trabalho infantil em 2023. O índice foi divulgado em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil celebrado ontem, dia 12 de junho.

Foto: Reprodução.

Do total de crianças e adolescentes pelo Brasil que foram retiradas de situação de exploração, 1.923 são meninos e 641 meninas. De acordo com o coordenador de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Rio, Rodrigo Azambuja, a melhor forma de abordar esse tema é “não romantizar o trabalho para criança, e entender que criança se desenvolve e tem seus direitos garantidos brincando“.

Segundo ele, a brincadeira é a chave.

É brincando que ela estimula determinada parte do cérebro, brincando que ela vai conseguir ter autocontrole“. O defensor também explica como geralmente situações de trabalho infantil acontecem.

As causas do trabalho infantil estão normalmente relacionadas à pobreza, à necessidade de geração de renda da criança e de sua família, normalmente para a obtenção de alimentos. Então, premidos por essa necessidade de sobrevivência, as crianças acabam sendo empurradas para o exercício do trabalho infantil“.

De acordo com a ONU, 160 milhões de crianças estão envolvidas com trabalho infantil em todo o mundo. O total corresponde a um em cada 10 menores em todo o planeta. Por isso o defensor público afirma que além de não romantizar, é necessário ter “políticas públicas efetivas para combater a pobreza, a pobreza extrema, que anda lado a lado com o trabalho infantil“.

Com informações do Portal Notícia Preta.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo