...

Portal UMBU

M de mudança, de martírio e de… mulher não tem um dia de paz nesse país!

Sei que vocês ficaram com saudades de mim, mas estou de volta e já bem ligada nos movimentos juninos.

Duelo Junino
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Parece que São João já começou. Tirei meu uniforme pra colocar um vestido com uma blusa amarrada, uma bota e meu cabelo solto de prancha e vou curtir o São João da Bahia do Governador, “O maior do mundo”. Fico só observando aqui de minhas bandas de Feira, vou arrastar meu pé por aqui, até porque tudo acontece no meu entroncamento.

Tá pago
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

E não é que Salvador, além de capital afro, agora vai ser capital fitness? O prefs Bruno Reis anunciou essa semana que vai inaugurar 20 academias gratuitas, com personal trainer e tudo. O projeto verão 2025 vem aí! Ano de (re)eleição é bom demais. Eu só tô querendo entender pra me cadastrar e fazer esse treino em SSA. O que vai ter de post dizendo tá pago. Vou ficar só stalkeando.

E tome obra, tome!

Essa semana eu peguei um engarrafamento danado ali na Bonocô e descobri que nosso querido Bruno Reis meteu uma sequência de inauguração de obras de calçamento, recapeamento asfáltico e similares em vários bairros da nossa Roma Negra, do Arenoso ao Subúrbio. Longe de mim reclamar, adorei as localizações periféricas. Será que ele está tentando um diálogo com novos públicos? Preciso repetir que adoro o período eleitoral?

Mudou de Nome
Foto: Reprodução/Redes sociais

E dessa vez, não estou falando da banda dos coroas do axé music. Parece que o vice-governador Geraldinho, pré-candidato à prefeito de Salvador, agora é só Geraldo. Talvez, é o que dizem por aí, ele queira aparentar mais seriedade, mas todo mundo gostava mesmo era do hit pagodeiro “Jerônimo e Geraldinho”. Quero saber como serão as bandeiradas sem tocar esse hit no período das eleições… Olhe que de mudar de nome pra ir pra guerra eu entendo!

Com tiranos não combinam…
Proponentes do PL 1904/2024, de autoria de Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) | Imagem: Reprodução/X

… o retrocesso dos direitos da mulher. Estamos de olho nos deputados e (pior) deputadas que, em pleno 2024, estão mais retrógrados que os legisladores de 1940 sobre os direitos reprodutivos das mulheres, e a proteção das meninas, em casos de violência sexual. Olhos mais abertos ainda no capitão que votou a favor dessa atrocidade viu? A cabocla cobra!

Mulheres no poder?
Dona Mira das Guerreiras, Psol (Foto: Bruna Rocha), Ana Paula Matos, PDT (Foto: Divulgação), Fabya Reis, PT (Foto: Matheus Landim/GOVBA) e Giovana Ferreira, MLB (Foto: Antonio Queirós/CMS)

Antes que o Brasil vire uma república fundamentalista do machismo, fico feliz que Salvador, aparentemente, continue sendo a capital da resistência. Todas as pré-candidatas a vice-prefeitas, até agora, são mulheres. Nossos pré-candidatos estão levando bem a sério aquele ditado de “atrás de um grande homem vem sempre uma grande mulher”. Mas como sou da resistência, vou ficar só observando pra onde vai o dinheiro das mulheres do fundo eleitoral.

OPINIÃO

O texto que você terminou de ler apresenta ideias e opiniões da pessoa autora da coluna, que as expressa a partir de sua visão de mundo e da interpretação de fatos e dados. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Umbu.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo