Antes da assembleia, Lula participará, neste domingo (22), do “Pacto para o Futuro”, outro encontro organizado pela ONU

O presidente Lula embarcou, na manhã deste sábado (20), para Nova York, nos Estados Unidos, para participar da 79ª edição da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A previsão é que o chefe do executivo chegue na cidade por volta das 17h pelo horário local (18h pelo horário de Brasília).
Lula ficará nos Estados Unidos até a próxima quarta-feira (25). Neste período, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que o acompanhou até a base aérea de Brasília neste manhã, assume o comando do país.
Ao todo, sete ministros integram a comitiva do presidente. São eles: Marina Silva (Meio Ambiente), Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (da Ciência e Tecnologia), Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União).
Antes da assembleia, Lula participará, neste domingo (22), do “Pacto para o Futuro”, outro encontro organizado pela ONU para discutir com os países temas como cooperação digital, desenvolvimento sustentável, reforma da governança global e paz e segurança internacional.
Como já é tradição, o Brasil será o primeiro a discursar na assembleia-geral da ONU, que inicia nesta terça-feira (24). O presidente falará logo após os discursos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e do presidente da reunião, de Philemon Yang.
Em meio as ondas de incêndios e queimadas que se alastram no país nas últimas semanas, o combate às mudanças climáticas será um dos temas que deverá ser abordado por Lula na assembleia-geral, assim como a necessidade de colocar um fim às guerras da Ucrânia e Faixa de Gaza, e o combate à fome. Ainda em Nova York, o presidente também participará de encontros bilaterais com outros chefes de Estado.
Ainda na terça (24) após o discurso na assembleia-geral, Lula vai presidir, ao lado do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, do encontro “Em defesa da democracia, combatendo os extremismos”. O objetivo é debater maneiras para fortalecer a democracia e o combate à desinformação, fake news e ao extremismo.
Com informações do Terra




