Alunos da Escola Estadual Deputado Naomar Alcântara conheceram alguns dos espaços culturais do Pelô que têm acesso gratuito nas quartas-feiras
As quarta-feiras no Pelourinho são sempre muito bem movimentadas. É possível observar os olhares curiosos dos turistas e, também, dos alunos das escolas públicas da cidade que vão curtir o dia do Free Pelô.
Nessa quarta-feira (05), foi a vez dos alunos da Escola Estadual Deputado Naomar Alcântara conhecerem alguns dos espaços culturais do Pelô que têm acesso gratuito nas quartas-feiras.
No entanto, mais do que passear, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o Teatro Sesc-Pelourinho por inteiro, ocupando a plateia e o palco. Isso porque, alguns dos alunos do 9º ano da instituição encenaram um trecho de um espetáculo montado na escola que aborda as mulheres que fizeram a diferença na história da independência do Brasil na Bahia.
A atriz e professora de história Telma Souza, que esteve na condução do espetáculo, explicou que os alunos da plateia veriam pela primeira vez aquela apresentação.
O brilho nos olhos não escondia que aquela era, também, a primeira vez de muitos daqueles meninos num teatro. A professora comentou a importância desse momento para a formação deles.
“Muitas vezes a gente vai passando pela vida e é dito que a gente não pode, que a gente não vai, que não é o nosso lugar de fala”, disse.
“Então trazer eles para o teatro, para esse palco, para o Pelourinho e para esse texto, é mostrar que eles podem sim”, afirmou Telma.
No espetáculo os alunos explicam o contexto da independência do Brasil na Bahia e a participação de Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa nessa história.
“Fico muito emocionada de saber que eles estão tendo essa experiência. Eu sei o que é ser uma menina preta, de escola pública, da comunidade, vê-los aqui não tem preço”, disse a pró.
“Durante muito tempo nossa história foi contada por outras pessoas, e hoje nós podemos contar. Eles podem contar”, completou.
O PROJETO:
O projeto Free Pelô é uma parceria da Fundação Casa de Jorge Amado com o Sesc Bahia, por meio do Teatro Sesc Pelourinho, e a CCR Metrô Bahia.
Esse projeto é pensado para servir como uma prévia da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô, que ocorrerá entre os dias 9 e 13 de agosto.
Durante todo o ano, toda quarta-feira o acesso a alguns dos centros culturais e artísticos do Pelourinho têm entrada franca, especialmente para as escolas públicas.
Essa é uma ideia que deu certo e, em geral, tem levado diversos estudantes das escolas públicas e das periferias de Salvador para o Centro da cidade, de maneira a fazê-los protagonizar suas histórias também nesse lugar.



