...

Portal UMBU

Jogador Vini Jr. recebe Prêmio Sócrates na cerimônia da Bola de Ouro 2023

Vinicius foi premiado pelo trabalho do Instituto Vini Jr., que investe na educação de crianças e adolescentes em escolas públicas do Brasil

O brasileiro Vinicius Júnior recebeu nesta segunda-feira (30) o Prêmio Sócrates – que reconhece ações de solidariedade promovidas por jogadores de futebol. O jogador recebeu a premiação na cerimônia Bola de Ouro, realizada pela revista France Football, em Paris.

O prêmio é entregue desde 1956 e é um dos mais importantes do futebol mundial. Vini Jr. foi o único brasileiro entre os trinta finalistas da Bola de Ouro da última temporada e terminou na sexta posição. Pela oitava vez na carreira, Lionel Messi conquistou a Bola de Ouro.

Entre as mulheres, a vencedora foi a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, campeã e melhor jogadora da última Copa do Mundo.

A cerimônia da Bola de Ouro não premia apenas o que os melhores jogadores do mundo fazem dentro de campo. Um dos prêmios da festa também reconhece projetos sociais que são realizados por eles ao redor do mundo, e o vencedor deste ano foi o brasileiro Vini Jr.

É o Prêmio Sócrates, uma homenagem ao ex-jogador da seleção brasileira que era um craque dentro de campo e um dos atletas mais engajados política e socialmente.

Vinicius foi premiado pelo trabalho do Instituto Vini Jr., que investe na educação de crianças e adolescentes em sete escolas públicas do Brasil, duas delas em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde ele nasceu.

“Estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças no Brasil, no meu bairro. Saí da favela e é improvável que alguém de onde eu saí chegue aqui, e eu fico muito feliz de poder ajudar eles”, diz o atacante do Real Madrid, da Espanha.

A educação antirracista também faz parte do projeto do instituto e tem ligação com a trajetória do brasileiro no futebol europeu.

Vini Jr vem sofrendo ataques racistas de forma recorrente na Espanha. No sábado (28), mais um caso: ele foi chamado de “macaco” por um torcedor do Barcelona no clássico contra o Real Madrid.

“Preparado para isso, sempre poder falar quando for necessário para todos seguirem fortes, porque eu vou lutar por eles. Eu quero pedir força para vocês, para a gente seguir na luta e que as crianças que vão vir, possam sofrer cada vez menos”, comenta o jogador.

Didier Drogba, ex-jogador da Costa do Marfim e apresentador do prêmio desta segunda, parabenizou o brasileiro por não se calar diante do racismo e disse que Vini não está sozinho nessa luta.

O brasileiro também participou de uma homenagem feita ao rei Pelé, que morreu em dezembro do 2022. Nesta noite, a luta de Vini Jr. pela educação e contra o racismo foi aplaudida pela elite do futebol mundial.

MESSI:

O craque Lionel Messi, que no final do ano passado ajudou a seleção do seu país a conquistar a Copa do Mundo do Catar, recebeu a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo. Esta foi a oitava oportunidade na qual o argentino conquistou o prestigioso prêmio da revista France Football.

“Obrigado a todos, especialmente aos meus companheiros da seleção. Obrigado a todos que votaram em mim. Esta Bola de Ouro é um grande presente para toda a Argentina”, declarou o atacante do Inter Miami (Estados Unidos).

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo