...

Portal UMBU

Itacaré celebra a cultura das Quebradas na Bahia com feira literária neste fim de semana

Evento acontece de 11 a 13 de novembro, e traz para a cidade grandes nomes da literatura e personalidades brasileiras.

Com início neste sábado (11) e foco na Independência da Bahia, a primeira edição da Flicaré (Festa Literária de Itacaré) traz como tema a liberdade, expressão e luta popular.

“Flicaré: Cultura e Raízes – Nos Mares da Independência” terá início às 11h, no núcleo de música da Flicaré e contará com a presença de três poetas vindos diretamente dos centros de produção cultural e literária. Eles se unem para representar a cultura das quebradas

Fred Aganju, Rilton Junior e Sandro Sussuarana são os caras que vão causar um terremoto literário na mesa Sarau nas Quebradas como bloco de resistência, que será mediada pelo poeta e jornalista Valdeck Almeida de Jesus.

Quem são esses manos?

Fred Aganju: É o cara do rap, beatmaker, anti influencer, cine clubista comunitário, e ainda manda ver nos versos inclusive, escreveu um livro chamado “Terra Preta” que discute racismo e política racial na luta dos trabalhadores rurais sem-terra. É bagagem e tanto, hein?

Rilton Junior: Com um currículo que inclui, criador de conteúdo digital, escritor, ator, produtor cultural, e defensor da masculinidade negra, Rilton é o cara que não para. Ele é CEO do projeto “Passando a Visão” e já lançou vários livros que são a cara da quebrada.

Sandro Sussuarana: É idealizador do projeto “Sarau da Onça” e tem dois livros solo que são porrada. Além disso, o Sandro já participou de diversas edições da Festa Literária do Pelourinho e da Festa Literária Internacional de Cachoeira. Isso sim é representatividade!

E para botar ordem nesse encontro de feras, quem assume o comando é o Valdeck Almeida de Jesus, um escritor e jornalista que é sinistro na cena da literatura.

O que eles vão falar?

Vai rolar um papo reto sobre a importância dos saraus nas quebradas. Os convidados vão mostrar como a poesia, a arte e a cultura podem ser a luz no fim do túnel para os jovens que escolhem o caminho da criatividade para representar suas quebradas.

Eles estão cheios de gás e prontos para botar pra quebrar na Flicaré. O Rilton Junior já avisou que estar nessa mesa é uma oportunidade de ouro e que a Flicaré tá de parabéns por valorizar as literaturas negras. O Sandro Sussuarana também não ficou atrás, e mandou aquele recado que eles vão mostrar a potência da poesia das quebradas.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo