Economista é a primeira mulher negra a chefiar o conselho
O Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA) elegeu, por aclamação, a economista Isabel de Cássia Ribeiro, como presidente, e o economista Edval Landulfo Sousa Neto, como vice-presidente da autarquia. Esta é a primeira vez que o Corecon-BA será comandado por profissionais negros, sendo que é a primeira vez que o conselho é chefiado por uma mulher.
Vice-presidente na última gestão, Isabel Ribeiro assume a presidência do conselho no lugar de Gustavo Casseb Pessoti, economista que já exerceu o cargo em cinco gestões.
A votação foi realizada na sessão plenária da última quinta-feira (4) com a participação de conselheiros efetivos e suplentes da atual gestão. Este é um momento histórico para o conselho.
“É o resultado de um processo de abertura do conselho que por muito tempo foi gerido apenas por homens, brancos, reforçando um estigma da profissão. E de tantas lutas duras, porquê não fazer com que a nossa representação seja também uma resposta social, da nossa pluralidade?”, disse Gustavo Casseb Pessoti, conselheiro e ex-presidente do Corecon-BA.
Isabel Ribeiro ingressou no Corecon-BA em 2021, como conselheira, e assumiu a coordenação da Comissão Mulher Economista, instituída no mesmo ano. Desde então, tem participado ativamente de debates, seminários e eventos realizados por comissões de outras regionais e do Conselho Federal de Economia (Cofecon), dialogando sobre economia regional e empreendedorismo feminino.
“Ao lado de Edval Landulfo, uma pessoa que também sempre defendeu a inclusão de pessoas negras e tem especialização em Educação Financeira, poderemos levar o nosso Conselho contribuir também para essa temática dentro do Programa Desenrola, fortalecendo a importância da profissão para a sociedade e valorizando a carreira do Economista”, afirma Isabel.
Foto: Divulgação