Contribuintes podem gerar o documento de arrecadação com QR Code na plataforma ba.gov.br; Estado também oferece opção de 8% de desconto ou parcelamento em cinco vezes.

Foto: Feijão Almeida
Os proprietários de veículos na Bahia já podem quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 com um desconto de 15%. A principal novidade deste ano é a facilidade de pagamento via Pix, disponível através da plataforma do governo estadual www.ba.gov.br.
A opção de pagamento instantâneo é oferecida pelo terceiro ano consecutivo pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). Segundo o diretor de Arrecadação, Augusto Guenem, a medida faz parte de uma estratégia para facilitar a vida do contribuinte. “Os descontos especiais e as condições atrativas integram a estratégia do governo baiano para facilitar ao máximo o pagamento”, afirma.
Como pagar com 15% de desconto via Pix
Para garantir o maior desconto disponível, o contribuinte deve pagar o valor em cota única. O processo é simples:
- Acesse o portal www.ba.gov.br (é possível usar o login da plataforma federal gov.br).
- Procure pelo serviço “Pagar Licenciamento Cota Única”.
- Informe o número do Renavam do veículo.
- Gere o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já virá com o código de barras e o QR Code para o pagamento via Pix.
Outras Opções de Pagamento e Desconto
Quem não puder quitar o imposto com o desconto máximo tem outras alternativas:
- Desconto de 8%: O contribuinte pode obter 8% de desconto pagando o valor integral do IPVA até a data de vencimento da primeira parcela do seu veículo, conforme o calendário oficial.
- Pagamento sem Desconto (Tradicional): É possível pagar o imposto em agências, caixas eletrônicos ou aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, informando apenas o número do Renavam.
Parcelamento em 5 vezes
O Estado também mantém a opção de dividir o pagamento em cinco parcelas, de acordo com o calendário que leva em conta o número final da placa do veículo. Para aderir ao parcelamento, é preciso observar algumas regras:
- O valor do débito deve ser igual ou superior a R$ 120,00.
- A taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito devem ser pagas até o vencimento da quinta parcela.
- Débitos de anos anteriores só podem ser parcelados se o pagamento for feito junto com o imposto de 2026.
O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação do Estado, e o valor arrecadado é dividido igualmente com o município onde o veículo está emplacado. A frota tributável da Bahia é de aproximadamente 2,7 milhões de veículos.


