...

Portal UMBU

Instituto Mãe Stella de Oxóssi será lançado no centenário da Ialorixá

A Academia de Letras da Bahia (ALB) realiza no dia 2 de maio, sexta-feira, uma homenagem especial pelos 100 anos de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi, ialorixá e imortal da instituição. A celebração acontece a partir das 18h, no Palacete Góes Calmon, sede da ALB, com o lançamento oficial do Instituto Mãe Stella de Oxóssi e a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o novo instituto e a academia.

Foto: Reprodução

Aberto ao público, o evento marca o início das atividades da nova entidade, criada com o objetivo de preservar e ampliar o legado da ialorixá, referência nacional das religiões de matriz africana e da luta por direitos sociais e culturais. O instituto será presidido por Adriano Azevedo, sobrinho de Mãe Stella.

Segundo ele, a organização atuará em frentes diversas, como educação, saúde, cultura, esporte e assistência social.

“A educação será sempre a premissa do Instituto, pois era o que minha tia primava! Os demais objetivos, seguiremos em busca de apoio para pôr tudo isso em prática”, afirma.

Entre as ações previstas estão projetos para mulheres, crianças, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade, além de cursos de capacitação e qualificação profissional.

Mãe Stella de Oxóssi foi a primeira ialorixá do Brasil a integrar uma academia de letras. Líder religiosa do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, Salvador, ela foi eleita para a ALB em abril de 2013, assumindo a cadeira de número 33, anteriormente ocupada pelo historiador Ubiratan Castro. Sua obra literária é referência na valorização das culturas afro-brasileiras.

O Centenário da saudosa acadêmica Maria Stella de Azevedo Santos reveste-se de profundos significados, porque é a celebração da memória de uma grande líder comunitária e cultural, e escritora cuja obra representa a linguagem, a tradição, o imaginário, a identidade, a narrativa e a poesia das culturas de matriz africana que estão na base da formação do nosso povo”, destaca Aleilton Fonseca, presidente da ALB.

O evento promete ser não apenas uma homenagem, mas também um marco para o fortalecimento de políticas e ações voltadas à valorização da ancestralidade africana e das comunidades que sustentam esse legado.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo