Empresas e organizações de Salvador têm até o dia 25 de novembro para se inscreverem no Selo da Diversidade Étnico-Racial, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, promovida pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), que busca reconhecer e incentivar práticas de igualdade racial no ambiente de trabalho. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site oficial do programa: selodiversidade.salvador.ba.gov.br.
O selo é dividido em duas categorias principais, criadas para abranger diferentes perfis de organizações:
Reconhecimento: Esta categoria foca em micro e pequenas empresas, muitas de gestão familiar, que possuem proprietários ou administradores negros e um quadro de funcionários com, no mínimo, cinco colaboradores, sendo a maioria negra. Entidades sem fins lucrativos que atuam na valorização da diversidade na capital baiana também podem ser contempladas.
Compromisso: Voltada para organizações públicas, privadas e da sociedade civil de maior porte que se propõem a assinar o Pacto de Valorização da Diversidade Étnico-Racial, formalizando seu engajamento com a causa.
A coordenadora de Reparação e Promoção da Igualdade Racial da Semur, Hanna Santana, explica que a iniciativa é uma política pública estratégica. “O programa Selo da Diversidade Étnico-Racial foi criado com o objetivo de sensibilizar organizações para a promoção da diversidade étnico-racial enquanto um valor que fomenta a igualdade de oportunidades, a equidade racial e a competitividade, assim como a geração e distribuição de renda”, detalha.
Impacto e Relevância
Atualmente, o programa já certificou 188 empresas em Salvador, impactando diretamente mais de 1.600 colaboradores. A força da iniciativa foi reforçada durante a 9ª edição do Encontro do Selo da Diversidade Étnico-Racial, que reuniu 148 participantes para debater o tema “Práticas de Diversidade e Inclusão nas Organizações”, consolidando o diálogo entre empresas certificadas, convidados e servidores da Prefeitura.


