
Estudantes que participaram do Enem 2025 com o objetivo de utilizar as notas para conclusão do ensino médio poderão obter uma declaração que ateste o feito a partir de sexta-feira (30). A solicitação poderá ser feita online e a declaração autenticada será emitida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O documento estará disponível para candidatos com 18 anos ou mais que tenham alcançado a pontuação mínima exigida no exame, conforme critérios previstos no edital. A solicitação será feita por meio do portal oficial do Inep, onde o participante poderá baixar e imprimir a declaração.
Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, muitas instituições de ensino superior, especialmente as públicas, já aceitam essa declaração como prova de que o estudante cumpriu os requisitos para a certificação antes da emissão do certificado oficial. A medida busca facilitar a matrícula dos candidatos que utilizam o Enem para concluir o ensino médio.
Em relação ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, Palacios esclareceu que o certificado de conclusão do ensino médio não era exigido no momento da inscrição no processo seletivo. O sistema já havia sido atualizado com os dados dos participantes que cumpriram os critérios de certificação, permitindo que eles se inscrevessem normalmente dentro do prazo previsto.
Além disso, o Inep informou que o certificado de conclusão do ensino médio em formato digital começará a ser emitido a partir de 2 de março, por meio de uma plataforma digital com autenticação Gov.br, eliminando a necessidade de deslocamento físico a instituições parceiras.


