...

Portal UMBU

“Hora do Recreio”, de Lucia Murat, vai disputar o prêmio de Melhor Documentário e o Prêmio da Anistia Internacional no Festival de Berlim 2025

Com abordagem documental e ficcional, longa discute educação pública no Brasil. Veja cartaz oficial e cena inédita do filme

Fotos: Divulgação

Escrito, produzido e dirigido por Lucia Murat (“O Mensageiro”), “Hora do Recreio” está entre os 16 documentários que vão disputar o Prêmio de Melhor Documentário da Berlinale (The Berlinale Documentary Award). Os filmes indicados foram selecionados das mostras Competition, Berlinale Special, Panorama, Forum e Generation.

O vencedor vai receber um prêmio no valor de 40 mil euros e estará qualificado para concorrer a uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário. Além disso, o longa concorre ao Prêmio da Anistia Internacional (Amnesty International Film Prize) da Berlinale, voltado para obras que retratam questões sobre direitos humanos.

A premiere mundial em Berlim vai ocorrer no dia 16 de fevereiro, com a presença da diretora e da atriz Brenda Viveiros, que interpreta Clara, personagem do livro “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto. Os vencedores serão anunciados no dia 22 de fevereiro. Veja o cartaz oficial e uma cena inédita do filme.

“Como diz nossa querida Fernanda Torres, ser indicada já é um prêmio. Para nós, equipe e elenco de ‘Hora do Recreio’, ter sido selecionado para disputar mais dois prêmios no Festival de Berlim, entre todas as mostras do festival, aponta para a força do nosso filme. Além da competição da Generation 14plus, estamos disputando o prêmio de Melhor Documentário de todo o festival e o prêmio do Amnesty Award”, destaca Lucia Murat.

O documentário

Com abordagem documental e ficcional, “Hora do Recreio” também integra e disputa o prêmio da Mostra Generation 14 Plus, voltada para o público adolescente e jovem, da 75ª edição do Festival de Berlim. O longa levanta discussões sobre a educação no Brasil sob a perspectiva de alunos dos ensinos fundamental e médio.

A partir de uma pesquisa com professores da rede pública, estudantes discutem temas como evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, bala perdida, feminicídio e gravidez precoce, além de performarem a peça de teatro baseada no livro “Clara dos Anjos”.

A obra foi escrita no início do século XX e mostra o abuso sofrido por uma jovem negra suburbana. Por meio dessa dramatização, realizada por atores dos grupos Nós do Morro, do Vidigal; Grupo de Teatro VOZES, do Cantagalo; e Instituto Arteiros, da Cidade de Deus, os jovens comparam as interpretações às suas vivências como moradores das comunidades.

Integrante do grupo de teatro VOZES, do Morro do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, Brenda Viveiros foi convidada pelo festival para também participar dos eventos relacionados ao filme junto à Lucia Murat. A diretora já esteve no Festival de Berlim com “Maré – Nossa Doce História de Amor”, em 2008, e “Doces Poderes”, em 1997.

“Hora do Recreio” será distribuído pela Imovision no Brasil e conta com o patrocínio da Riofilme, BRDE, FSA Ancine e Embaixada do Brasil em Berlim.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo