Previsão do tempo para esta segunda-feira (3) tem máxima de 30°

Os primeiros dias de Carnaval em Salvador têm sido de tempo nublado e com breves pancadas de chuva e em meio a isso, o calor pode ser uma ameaça à saúde de quem pretende curtir a festa nas ruas.
Para esta segunda-feira (3), a previsão do tempo é de sol com algumas nuvens com possibilidade de chuva rápida durante o dia e à noite, segundo Climatempo. Com mínima de 23°, os foliões devem se preparar para um dia com máxima de 30°, o que chama atenção para necessidade de manter a hidratação enquanto correm atrás do trio.
Durante os dias de folia, é comum que o consumo de bebidas alcoólicas, mas o recomendado é que seja intercalado com a ingestão de outros líquidos como água. O ideal é que, diariamente, sejam consumidos de 1,5 litros a 2 litros de água. Outras bebidas recomendadas são água de coco e sucos.
A desidratação traz efeitos colaterais como cansaço excessivo, comprometimento do funcionamento cardíaco, gerando arritmia e descompensações cardíacas.
Outra dica é consumir alimentos leves e também ricos em água, que ajudam a manter a hidratação. Frutas, legumes, verduras e castanhas são as mais recomendadas, em detrimento de comidas que sejam expostas ao calor, possam estragar rapidamente e causar doenças, como maionese e molhos.
Além da alimentação, é necessário tomar cuidado com a exposição prolongada ao sol, que eleva o risco de insolação e desidratação, causando dor de cabeça, irritabilidade, tontura e náuseas.
Para evitar os malefícios da exposição ao sol, é recomendado o uso de chapéu, boné, camisa com proteção UV e protetor solar, bem como descansar à sombra, em locais cobertos.
O que o calor extremo causa
Os sintomas mais comuns são:
Tontura
Fraqueza
Sede intensa (mesmo após ingerir líquidos ou dor de cabeça forte e persistente)
Alucinações
Convulsões
Náuseas e vômitos
Desmaio
Alterações na pressão arterial (muito alta ou muito baixa)
Se sentir alguns desses sintomas, procure uma unidade de saúde ou emergência imediatamente.
Com informações de Climatempo e Agência Brasil