...

Portal UMBU

Grafite transforma escola em palco de arte e resistência na terceira ação do Projeto Identidades

Ação itinerante reúne Ananda Santana, Lícia Lola e estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia em roda de conversa e oficina de grafite

Foto: Acervo da Associação Cultural Quero Ver o Momo

A Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo realiza a terceira ação do Projeto Identidades nesta quinta-feira, 25 de setembro, às 14h, no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras IV, em Salvador. A edição será marcada pela roda de conversa com o tema “Grafite: códigos de vida, sonhos e histórias”, que contará com a participação de Lícia Lola (artista e mãe de Inaê), da grafiteira Ananda Santana e de Emily Vitória (estudante do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia), com mediação de Karla Daniella Brito.

Na sequência, será realizada uma oficina prática de grafite, ministrada por Ananda Santana, envolvendo os estudantes em atividades de criação artística que exploram o grafite como linguagem urbana, instrumento de resistência e forma de afirmação identitária.

Os trabalhos produzidos pelos alunos durante a oficina irão compor uma exposição especial na 5ª edição da Festa Literária Arte e Identidade, que acontece entre os dias 2 e 4 de outubro, no Pelourinho.

Essa é a terceira ação de uma jornada de atividades itinerantes que buscam envolver estudantes de Salvador e Região Metropolitana em rodas de conversa e oficinas, com foco no fortalecimento do pertencimento étnico-racial, na valorização da cultura afro-brasileira e indígena e na promoção de uma educação afrocentrada.

A cultura do grafite é uma forma de arte urbana caracterizada pela produção de desenhos e pinturas em espaços públicos, como paredes e edifícios. Essa expressão artística surgiu da realidade das periferias urbanas e, frequentemente, se apresenta como crítica social, democratizando os espaços públicos e permitindo que artistas transmitam suas ideias e sentimentos por meio de cores e formas.

O Projeto Identidades é uma realização da Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo e foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia , por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo