Investimentos preveem desde a construção de novas escolas até a compra de equipamentos e instrumentos musicais, fortalecendo a parceria entre estado e prefeituras.

Foto: Amanda Ercília
O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta terça-feira (25), um pacote de convênios no valor de R$ 8 milhões com 14 municípios baianos. A iniciativa visa fortalecer a educação municipal com investimentos que vão desde a construção de novas escolas até a aquisição de equipamentos, mobiliário e instrumentos musicais.
A assinatura reforça o regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras, permitindo que as melhorias cheguem mais rapidamente às redes municipais. Com a publicação dos convênios, prevista para esta semana, as prefeituras poderão iniciar os processos de licitação, acelerando as obras e aquisições antes do início do próximo ano letivo.
“Estamos investindo para que cada cidade tenha escolas dignas, estruturadas e acolhedoras. Quando ampliamos a cooperação com as prefeituras, potencializamos o aprendizado e garantimos que nossas crianças e jovens tenham mais oportunidades”, afirmou o governador.
Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, os convênios representam um avanço na qualificação das estruturas escolares. “Quando o Estado soma esforços com os municípios, o impacto é imediato na vida dos estudantes. Esses investimentos fortalecem o trabalho pedagógico e melhoram os ambientes de ensino”, destacou.
Impacto nos Municípios
Entre as cidades beneficiadas, Anguera receberá recursos para a construção de uma nova escola municipal com seis salas e quadra esportiva. O prefeito Mauro Vieira celebrou a parceria, afirmando que “o apoio chega em um momento muito importante e vai oferecer mais conforto e qualidade para os alunos”.
Além de Anguera, os convênios contemplam municípios como Barra, Campo Formoso, Itiúba, Itaju do Colônia, Ituberá, Itambé, Ibirataia, Itaetê, Macaúbas, Queimadas e Riachão das Neves, que receberão equipamentos e mobiliário. Ibiassucê será beneficiada com instrumentos para a fanfarra escolar, e Sebastião Laranjeiras terá recursos para a reforma de uma unidade de ensino.


