Esses locais serão especializadas no tratamento e reinserção social de pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes
O Governo do Estado ampliará o número de serviços que prestam assistência à saúde mental. De acordo com informações da Sesab, serão construídos mais 24 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades de acolhimento.
A previsão é que as unidades comecem a ser construídas em 2024. Esses locais serão especializadas no tratamento e reinserção social de pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes. A unidade contará ainda com uma equipe multiprofissional.
As novas unidades serão construídas dentro do Programa de Fortalecimento do SUS no Estado da Bahia – PROSUS II, que está sendo elaborado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
Na primeira fase do programa, foram entregues, nos anos de 2019 e 2020, dez Caps ao todo. Todas essas unidades reforçam a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Bahia que hoje conta com 327 Caps.
Uma das unidades entregues pelo Governo do Estado em 2019 foi o Caps Armação, na capital baiana. O centro é um do tipo 3, que proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana.
De acordo com a Secretária, o PROSUS tem como objetivo ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde na rede de atenção do estado, através do fortalecimento da atenção primária, da descentralização e regionalização das ações de média e alta complexidade e interoperabilidade de dados em saúde para toda a rede SUS do estado da Bahia.
Acesso
Os Caps podem atender aos pacientes por demanda espontânea ou mediante encaminhamento. A questão de saúde pode ser identificada inicialmente em uma unidade básica de saúde e posteriormente pode ser encaminhada para um Caps para criar plano terapêutico.
Fonte: Sesab



