Chamamento Público visa premiar 40 iniciativas culturais de artistas autodeclarados negros
Fundação Cultural Palmares lançou, na última segunda-feira (29), a terceira Edição do Prêmio Palmares de Arte. A iniciativa visa premiar 40 projetos com 15 mil reais, totalizando 600 mil reais investidos no programa.
Podem se inscrever os artistas autodeclarados negros (pretos ou pardos), praticantes das diversas expressões culturais afro-brasileiras, preferencialmente de áreas de vulnerabilidade social, bem como de artistas residentes em Comunidades Quilombolas devidamente certificadas pela instituição.
Os projetos apresentados deverão estar vinculados a uma das seguintes categorias: Artesanato, Música, Dança e Leitura, Escrita e Oralidade: mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional.
O III Prêmio Palmares de Arte tem como objetivo fortalecer as expressões culturais quilombolas e afro-brasileiras; identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por negros e às estratégias de preservação de suas identidades culturais, além de incentivar a participação plena e efetiva da população negra e quilombola na elaboração, execução e avaliação de projetos, atividades, ações e iniciativas que envolvam a cultura afro-brasileira por eles cultivada.
O edital e o local de inscrições podem ser acessados no site: FUNDAÇÃO PALMARES VAI PREMIAR 40 INICIATIVAS DA CULTURA NEGRA COM O VALOR DE 15 MIL REAIS — Fundação Cultural Palmares (www.gov.br)