Iniciativa conecta quilombos, terreiros, capoeira e outras expressões culturais à era digital; lançamento conta com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A Fundação Cultural Palmares anunciou, nesta sexta-feira (22), a abertura das inscrições para o Eixo Programático AfroDigital. A iniciativa que marca os 37 anos da fundação une cultura e tecnologia para ampliar o acesso digital de comunidades tradicionais e fortalecer a preservação e difusão dos saberes afro-brasileiros.
O AfroDigital nasce como um espaço estratégico de inclusão e inovação, destinado a quilombos, povos de terreiro, grupos de capoeira, blocos afro e demais expressões culturais que compõem a riqueza da herança africana no Brasil.
A proposta é garantir ferramentas que ampliem a presença dessas comunidades no ambiente digital sem romper seus vínculos com a tradição, promovendo autonomia e protagonismo no século XXI.
A cerimônia de lançamento contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que reforçará a importância do programa como parte do compromisso do governo com a democratização do acesso às tecnologias e com a valorização das culturas afro-brasileiras.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do formulário oficial clicando aqui. É fundamental que os grupos interessados realizem sua inscrição para integrar essa rede de transformação digital.
Com este lançamento no aniversário da Fundação, a Palmares reafirma sua missão de ser guardiã da memória e da cultura negra no Brasil, ao mesmo tempo em que projeta o futuro das comunidades tradicionais na era digital.
As informações são da Fundação Palmares