...

Portal UMBU

Fundação Gregório de Mattos promove no sábado (20) aula inaugural das Escolas Criativas Boca de Brasa

Fotos: Divulgação

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) realiza neste sábado (20) a aula inaugural das Escolas Criativas Boca de Brasa, que marca o início oficial da formação artística dos 600 participantes selecionados, distribuídos em seis polos da cidade. O evento acontece a partir das 14h, no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, com apresentação artística, mesa de debate e relatos de ex-participantes.

As Escolas Criativas integram o programa Boca de Brasa, criado pela FGM em 1986 e retomado em 2013, com o objetivo de identificar e impulsionar talentos artísticos nas periferias de Salvador. Neste ciclo, a iniciativa oferece cursos gratuitos de formação em diversas áreas, incluindo dança, teatro, música, audiovisual e produção cultural. O objetivo é capacitar e profissionalizar jovens, artistas e trabalhadores da cultura, transformando o potencial criativo em oportunidades de carreira.

A programação da aula inaugural inclui falas institucionais de gestores municipais, a exemplo da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, além de palestras com artistas e personalidades da cena cultural baiana, que vão compartilhar suas experiências e trajetórias para motivar os novos participantes.

Estarão no evento o ator e arte-educador Evaldo Macarrão, a atriz Valdineia Soriano e o artista Caboclo Cobre, com mediação do coreógrafo e produtor cultural Elivan Nascimento.

A coordenadora do programa Boca de Brasa, Nathália Leal, ressalta que a aula inaugural unificada acontece de forma inédita, abrangendo todos os polos da iniciativa, que são Pau da Lima, Liberdade-São Caetano, Cidade Baixa, Centro-Brotas, Valéria e Cajazeiras. “Pela primeira vez, nesta aula inaugural, vamos trazer todos os participantes matriculados nos seis territórios que abrigam as Escolas Criativas em 2025. A ideia do encontro é oferecer uma programação que vai reunir egressos do programa e artistas que são personalidades inspiradoras da nossa cidade, a exemplo de Evaldo Macarrão, Valdineia Soriano, Nega Fyah, Vitor Adell e Rose Ratinha”, afirma.

Ao longo do ciclo formativo, os alunos terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas, culminando na participação em grandes eventos culturais da cidade. Suas produções e apresentações serão destaques no Palco Aberto Boca de Brasa, em janeiro de 2026, e no Movimento Boca de Brasa, festival que integra a programação do aniversário de Salvador, em março.

Uma das ex-participantes do programa é a escritora, poeta e produtora cultural Nega Fyah, que será a mestre de cerimônia do evento ao lado de outro ex-aluno, Vitor Adel. “Participar da Escola Criativa Boca de Brasa foi super importante, porque eu pude aprimorar e conhecer novas perspectivas da área do trabalho. A Escola fez com que eu tivesse conexões artísticas com outros artistas e produtores culturais, e isso expandiu meu universo enquanto artista”, destaca ela.

As Escolas Criativas Boca de Brasa resultam de uma parceria da FGM com a Pontos Diversos – Associação para Promoção da Diversidade e Inclusão Sociocultural e Ambiental, o Instituto Ceafro e a Fundação Aliança, com financiamento da Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo