Fim das duas formas de pagamento ocorre pela falta de interesse dos brasileiros na utilização das ferramentas

Após quase 40 anos de funcionamento, o sistema de transferência bancária Documento de Ordem de Crédito (DOC) vai deixar de operar. A Transferência Especial de Crédito (TEC) também vai encerrar as funções de forma definitiva nesta quinta-feira (29). Com informações do portal A Tarde.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o fim das duas formas de pagamento ocorre pela falta de interesse dos brasileiros na utilização das ferramentas, que perderam espaço para o Pix, que é gratuito e instantâneo.
Segundo informações do Banco Central, idealizador do meio de pagamento, cerca de 155,8 milhões de usuários utilizam o Pix. Do início das operações, em novembro de 2020 até 31 de outubro de 2023. Já foram realizadas 66,5 bilhões de transações via Pix, um volume movimentado de R$ 29,7 trilhões.
O valor máximo das transações utilizando TEC e DOC era de R$ 4.999,99. As movimentações do DOC eram efetivadas um dia após o banco receber a ordem de transferência, enquanto pela TEC, a transferência era realizada no final do mesmo dia.
Um levantamento da Febraban explica que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano. Com isso, o DOC ficou atrás de cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do PIX, a escolha preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões.
As transações pelos sistemas que serão finalizados puderam ser agendadas até esta quinta-feira. A Transferência Eletrônica Disponível (TED) seguirá como uma opção válida.
Foto: Freepik



