
De 4 a 6 de junho, a cidade de Itaberaba recebe a 1ª edição da FLICE – Feira Literária Conexões Educacionais, um evento que nasce do desejo coletivo de estudantes e professores. Idealizada pela coordenadora pedagógica e escritora Kalypsa Brito, em diálogo com a comunidade escolar e acadêmica, a feira é organizada com a ativa participação de alunos e docentes do CETEP Piemonte do Paraguaçu (PPI). A atividade tem parceria com a Uab Universidade Aberta do Brasil – Polo Itaberaba e o Campus XIII da UNEB. A programação é fruto de um esforço colaborativo que envolve o cotidiano da escola e fortalece os vínculos entre o território Piemonte do Paraguaçu.
A curadoria da FLICE também é fruto dessa construção coletiva. À frente da curadoria artística está Lee Ramos, dirigente nacional do Movimento Negro Unificado (MNU), que traz um olhar potente sobre a diversidade cultural do Territorio Piemonte do Paraguaçu. A curadoria acadêmica ganha forma com o trabalho da professora e pesquisadora Agda Stela, enquanto a curadoria literária é da escritora e educadora Elisa Oliveira. Juntas, A FLICE esta conseguindo construir uma programação que reflete as múltiplas vozes e saberes da comunidade escolar, acadêmica e regional.
A programação da FLICE celebra a diversidade e o talento tanto daqui quanto de outros lugares. Grandes nomes do cenário nacional e estadual se encontram com vozes potentes do território Itaberabense e do Piemonte Paraguaçu. Estarão na FLICE escritores e artistas como Ricardo Ishmael, Luana Souza, Mestre Bule-Bule, professor Gildaci de Oliveira, Marcos Cajé, Uh!Neto, Felipe Augusto, Luh Oliveira, Cleidiana Ramos, entre muitos outros.
Ao longo dos três dias, a FLICE promoverá lançamentos de livros, oficinas, rodas de conversa, seminários, apresentações culturais e concursos literários. Ao ocupar o espaço escolar como território de diálogo, a feira afirma o papel da escola pública como polo cultural e intelectual, reafirmando o compromisso com uma educação inclusiva às realidades locais.
A feira conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias da Educação e da Cultura. A FLICE conta ainda com o apoio do Núcleo Territorial de Educação – NTE 14 e da Articuladora Territorial de Cultura, fortalecendo os laços entre escola, universidade, comunidade e poder público.
A FLICE foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n° 01/2024), através do Programa Bahia Literária, com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital é direcionado na modalidade fomento à execução de ações culturais, conforme Decreto Federal nº 11.453/2023, Política Estadual de Cultura Lei nº 12.365/2011, Plano Estadual de Cultura Lei nº 13.193/2014, Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei Estadual nº 13.559/2016) e Lei Federal nº 14.133/2021.
Serviço:
O que? FLICE – Feira Literária Conexões Educacionais
Onde? CETEP Piemonte do Paraguaçu – Itaberaba/BA
Quando? 04 a 06 de junho de 2025
Entrada gratuita




