No filme, as mudanças de comportamento e de rotina impostas pela pandemia e os encontros de gerações, não passam despercebidas ao olhar das crianças
Filme da diretora baiana Vânia Lima, “Parquinho” integra a mostra online da Semana do Audiovisual São Paulo, que acontece até domingo (14/7) e pode ser assistido gratuitamente no Libreflix (clique aqui). O curta de 26 minutos foi selecionado após a convocatória de filmes com as temáticas Negritude, LGBTQIAPN+, índigena, PCDs e Periferia de São Paulo.
O projeto audiovisual da “Todos os Cantos Filmes”, empresa do grupo Têm Dendê Produções, foi gravado em Salvador e conta a história de Alice (Maria Nogueira Farias), uma garota de 9 anos em confinamento por causa da pandemia que busca artifícios para driblar a saudade da escola, dos amigos, primos, tios e da mãe Clara (Patrícia Rammos), uma enfermeira doula dedicada à profissão. Por segurança, Clara passa dias no hospital tentando administrar a distância dos filhos.
Sem poder brincar no parquinho da rua, Alice, o irmão João (Bernardo Requião) e a prima Mabel (Maria Alice Rêgo), mesmo distantes, fazem o possível para ocuparem o tempo livre. No filme, as mudanças de comportamento e de rotina impostas pela pandemia e os encontros de gerações, não passam despercebidas ao olhar das crianças.
“Parquinho” já percorreu uma rota de festivais como a 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, o Festival de Cinema de Arapiraca (Alagoas), o 1º Festival Samburá e Cultura do Mar e a Mostra Internacional Audiovisual da décima edição do Curta O Gênero (ambos no Ceará). O curta tem direção e roteiro de Vânia Lima, produção executiva de Bruno Ramos e Taguay Tayussy, fotografia de Claudio Antonio e produção de Flavia Tonalezi.
O projeto foi contemplado pelo Prêmio Conceição Senna de Audiovisual, da Fundação Gregório de Mattos, prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.