...

Portal UMBU

Festival Salvador Capital Afro, Rachel Reis no MAM, Sarau du Brown, Movaê e show de Leo Santana movimentam o fim de semana em Salvador

Carlinhos Brown (Foto: Roncca/Divulgação), Rachel Reis (Foto: Lucas Nogueira/Divulgação) e Leo Santana (Foto: Reprodução) movimentam cena soteropolitana

Salvador terá um fim de semana repleto de música, arte, debates e celebrações da cultura negra, com uma programação que ocupa diversos pontos da cidade. Entre os destaques estão o Festival Salvador Capital Afro, que toma o Comércio e o Curuzu; o retorno do projeto Canto da Sereiona, com Rachel Reis no MAM; e a nova edição do Sarau du Brown no Candeal. Shows, espetáculos, exposições, debates e eventos gratuitos ou a preços acessíveis compõem a agenda, oferecendo opções para todos os públicos e idades. Separamos os principais destaques para você se organizar e aproveitar.

IMERSIVOS

Festival Salvador Capital Afro – Comércio e Curuzu 

Foto: Divulgação

O Festival Salvador Capital Afro 2025 segue firme em sua quarta edição e chega a um dos momentos mais vibrantes nos dias 21 e 22 de novembro, com uma programação intensa no Comércio e no Curuzu. Serão dois dias dedicados a debates, música urbana, gastronomia afro-diaspórica, comunicação periférica e inovação, marcando o centro da cidade como um grande território de circulação de saberes, experiências e criação negra.

>> Leia mais clicando aqui

SERVIÇO — Dias 21 e 22 de novembro

Comércio — Auditório Makota Valdina, Casa das Histórias, Cidade da Música

21/11

14h às 15h30 — Corpos que dançam raízes, coreografando futuros

14h — Batalha de Rap/Trap (Cidade da Música da Bahia)

15h às 16h30 — Do Tambor ao Streaming (Casa das Histórias)

22/11

10h às 11h — Vozes Negras

11h às 12h30 — Sabores da Diáspora

14h às 17h30 — Inventivos Talks

Curuzu — Ilê Aiyê

21h — Novembro Azeviche com Band’Aiyê e convidados

27/11 — Ilha de Maré

Atividades do encerramento oficial da edição 2025 do festival.

Entrada gratuita | @‌salvadorcapitalafro

Novembro das Artes Negras

Grupo de samba de roda Raízes do Boqueirão | Foto: Divulgação

As atrações artísticas da 8ª edição do Novembro das Artes Negras, projeto da Fundação Cultural do Estado (FUNCEB/SecultBA), seguem até domingo (23), com apresentações abertas ao público e gratuitas na capital baiana. Este ano o tema é”Aquilombar-se: Resistência, Arte e construção coletiva”, e ocupa espaços como o Colégio Renan Baleeiro, em Águas Claras; Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU), em Sussuarana e Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris, estarão com espetáculos, roda de samba e mostra de filmes em Salvador.

>> Consulte a programação completa clicando aqui

II Festival Movaê

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (21), o Pelourinho será tomado por rodas de conversa, intervenções artísticas, ciência, empreendedorismo, capoeira e shows na abertura do II Festival Movaê – Empreendedorismo Negro, Inovação e Economia Criativa, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), que ocupa simultaneamente as praças Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água.

A programação começa às 14h, com um grande Cortejo Cultural do bloco Os Negões, comandado por Paulinho e Luma Nascimento. O grupo se concentra no Terreiro de Jesus e percorre um roteiro emblemático pelas ruas do Centro Histórico — passando pela Cantina da Lua, Museu Eugênio, Largo Quincas Berro D’Água, Casa Vale, salão de Negra Jhô e Largo Tereza Batista — até chegar ao Largo Pedro Archanjo, onde marca oficialmente o início das atividades do festival, convidando o público a participar.

Serviço

O quê: II Festival Movaê – Empreendedorismo Negro, Inovação e Economia Criativa
Quando: 21, 22 e 23 de novembro de 2025
Onde: Pelourinho – Salvador (Praças Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Tereza Batista)
Realização: Governo do Estado da Bahia / Sepromi
Inserção: Novembro Negro 2025 – Bahia Antirracista

MÚSICA

Recôncavo Instrumental – 3ª edição

Fotos: Divulgação

A terceira edição do Festival Recôncavo Instrumental confirmou seu lugar como um dos mais importantes eventos de música instrumental do país. Realizado entre os dias 10 e 15 de novembro, o festival movimentou cidades do Recôncavo e Salvador com shows, ações formativas e encontros inéditos entre artistas brasileiros e estrangeiros, celebrando diversidade, inovação e conexão entre diferentes linguagens musicais. Após uma programação intensa, o festival segue com sua última data oficial, no dia 21 de novembro, na cidade de Cachoeira, com concerto às 19h no Cine Theatro Cachoeirano, reunindo Jana Vasconcelos, Gel Barbosa e o Quinteto de Sopros Aliseos.

Serviço:

Data: 21 de novembro
Local: Cachoeira
Entrada gratuita

Pauta Quente

Totô de Babalong é uma das atrações do evento | Foto: Reprodução

1ª edição da festa Pauta Quente promete  dar início ao verão do jeito mais quente possível: show exclusivo de Totô de Babalong, DJ SETs de Libre Ana, Tia Carol, Decozinho + convidados Diretamente do Santo Antônio Além do Carmo, no coração da cidade com muito brega, pagodão, tecnomelody pra você.

SERVIÇO

Local: Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo -Largo de Santo Antônio Além do Carmo, 5 – Santo Antônio Além do Carmo; 

Horário: 18h30;

Ingressos: Shotgun

Sambaiana e convidados

Foto: Divulgação

Sambaiana se apresenta no Colaboraê neste sábado (22) em ritmo de celebração. O show promete ser ainda mais especial por ser em comemoração ao aniversário da cantora Ju Moraes.

SERVIÇO

Local: Colaboraê – Rua Borges dos Reis, 81 Rio Vermelho;

Horário: 21h;

Ingressos: Sympla

Canto da Sereiona – Rachel Reis e convidados

Foto: Divulgação

O Verão de 2025 foi marcado pelo lançamento do projeto de Rachel Reis em Salvador: o Canto da Sereiona, que reuniu milhares de fãs no Museu de Arte Moderna (MAM). Agora, já aquecendo a temporada para 2026, a cantora abre o calendário no dia 22 de novembro, levando vários convidados e apresentando seus grandes sucessos. Trazendo uma conexão com o sol, verão e calor, Rachel abre a temporada do projeto num dos lugares mais emblemáticos da estação no país, com canções próprias, como seu último e aclamado álbum “Divina Casca” e covers de artistas que a inspiram.

Serviço

Rachel Reis – Canto da Sereiona

Data: 22 de Novembro (sábado)

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

Horários: Abertura dos portões: 16h00 | Rachel Reis: 17h45

Vendas: Sympla

Adriana Calcanhotto é Partimpim: O quarto no palco

Foto: Divulgação

Partimpim está de volta com um novo espetáculo que marca o seu reencontro com o público depois de 15 anos longe dos palcos. Em Salvador, o show acontecerá dia 22 de novembro (sábado), às 17 horas, na Concha Acústica.

SERVIÇO:

ADRIANA CALCANHOTTO É PARTIMPIM: O QUARTO NO PALCO

QUANDO: 22 de novembro (sábado 17h)

ONDE: Concha Acústica
VENDAS: Sympla e Bilheteria do TCA

Filhos de Jorge – Ensaios de Verão: Som de Jorge

Foto: Divulgação

A banda Filhos de Jorge realiza mais uma edição dos Ensaios de Verão: Som de Jorge. Com 3 horas de show, o grupo se apresenta no Trapiche Barnabé neste sábado (22), a partir das 16h, com os Autorais e Mamacita como convidados.

SERVIÇO

Local: Trapiche Barnabé | Av. Jequitaia, 5 – Comércio;

Horário: 16h;

Ingressos: TicketMaker

Leo Santana

Foto: Reprodução

Depois da suspensão do show do feriado da Consciência Negra por conta das chuvas desta quinta-feira (20), o cantor Léo Santana retoma gravação do audiovisual em show gratuito em Salvador neste domingo (23). A apresentação celebra os 20 anos de carreira do artista e contará com a gravação do audiovisual “Léo Santana – DNA de Gigante”.

Serviço

Local: Praça Maria Felipa (antigamente denominada Praça Visconde de Cairu ou Praça Cairu), em frente ao Mercado Modelo – Comércio;

Horário: às 15h;

Ingressos: evento gratuito.

Sarau du Brown

Foto: Divulgação

Criado por Carlinhos Brown em 2003, o Sarau du Brown surgiu com a proposta de ser um espaço de celebração da música, das artes e da cultura afro-brasileira, reunindo artistas consagrados e novos talentos em apresentações que misturam percussão, dança, moda e artes visuais. Com diversas edições de sucesso, o projeto cresceu e se consolidou como um dos eventos culturais mais aguardados do verão baiano. Após uma pausa de dois anos, o Sarau du Brown está de volta para uma nova edição no Candyall Guetho Square, espaço cultural criado pelo multi-artista no bairro do Candeal, em Salvador.

SERVIÇO

O que: Sarau Du Brown

Quando: 23 de Novembro de 2025

Onde: Candyall Guetho Square

Atrações: Carlinhos Brown 

Informações: @saraudubrown

Vendas: Loja Bora Tickets, no 2º piso do Shopping da Bahia e no site

Paralamas Clássicos – 40 anos

Foto: Divulgação/CCTG

No dia 23 de novembro, a partir das 19h, a Concha Acústica será palco de uma noite histórica para os fãs do rock nacional. Os Paralamas do Sucesso desembarcam em Salvador para apresentar “Paralamas Clássicos”, um show que celebra as quatro décadas de carreira da banda com um repertório repleto de sucessos marcantes. Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), acompanhados pelos músicos João Fera (teclados), Monteiro Jr. (saxofone) e Bidu Cordeiro (trombone), prometem uma viagem musical através de 40 anos de história.

SERVIÇO

Show “Paralamas Clássicos” – Os Paralamas do Sucesso

Quando: 23 de novembro (domingo)

Onde: Concha Acústica do Teatro Castro Alves – Salvador/BA

Onde – Concha Acústica

Abertura dos portões – 17h30 | Início previsto do show – 19h

Classificação – 16 anos

Informações pelo Whatsapp – (71) 98441-8262

Vendas – Sympla

Ponto de Venda – Bilheteria Tca, sem adição de taxa de serviço.

EXPOSIÇÃO

Zumví Arquivo Fotográfico – 35 anos

Lázaro Roberto e cantora Luedji Luna são curadores de novo projeto | Fotos: Divulgação

O Zumví Arquivo Afro Fotográfico chega aos 35 anos abrindo as portas de sua nova casa no Rio Vermelho e ativando uma agenda especial que atravessa territórios, públicos e linguagens. A celebração combina experiência expositiva, debates e mediação de públicos, reforçando o papel do arquivo como plataforma de memória, formação e circulação de narrativas negras. Com a curadoria de Lázaro Roberto e da cantora Luedji Luna, o projeto celebra e articula acervo, educação e acessibilidade em uma nova fase institucional.

No Pelourinho, a cidade ganha dois dias de encontros abertos (25 e 26/11) com foco em políticas de preservação, curadoria e produção de imagens. No Rio Vermelho, a abertura para convidados acontece em 26/11, com a presença da curadoria; no dia 27/11, a exposição abre ao público; e, nos dias 28 e 29/11, a casa recebe rodas de conversa e palestras que conectam o acervo a desafios contemporâneos de gestão, tecnologia e sustentabilidade cultural.

>> Confira a programação clicando aqui

TEATRO

Dembwa

Ruan Wills e Marcos Ferreira em cena | Foto: Alice Rodrigues

Entre 21 e 30 de novembro, o Teatro Gregório de Mattos recebe a temporada do espetáculo “Dembwa”, obra coreográfica criada e interpretada pelos artistas e coreógrafos Marcos Ferreira e Ruan Wills, dentro do projeto “Dembwa – Mapear o Movimento: tempo, memória e ancestralidade”. As apresentações acontecem sextas, às 19h, e sábados e domingos, às 16h, compondo um ciclo de ações que une criação, partilha e formação por meio de uma residência artística realizada em concomitância à temporada.

Serviço

O quê: temporada do espetáculo “Dembwa”  

Quando: 21 a 30 de novembro – sextas, às 19h; sábados e domingos, às 16h  

Onde: Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves, Centro, Salvador)  

Projeto: “Dembwa – Mapear o Movimento: tempo, memória e ancestralidade”  

Mais informações: @dembwa_

De Onde Vem o Dinheiro?

Foto: Moisés Pasianotto

Em circulação nacional por 8 cidades e 6 estados, o espetáculo infantil “De Onde Vem o Dinheiro?” (@deondevemodinheiro ) chega a Salvador nos dias 21 e 22 de novembro (sexta e sábado), com sessões gratuitas às 15h, no Cineteatro 2 de Julho. Com dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Leandro Mariz, a montagem transforma a imaginação dos pequenos em um espaço fértil para aprender sobre o valor do dinheiro, a importância do planejamento e o poder dos sonhos.

SERVIÇO:

Espetáculo musical infantil: De Onde Vem o Dinheiro?

21 e 22 de novembro (sexta e sábado), às 15h

Cineteatro 2 de Julho – Av. Sete de Setembro, 282, Dois de Julho, Salvador – BA

Ingressos: Gratuito – Retirada no Sympla

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Acessibilidade: Intérprete de Libras, Programa em Braile e Acessibilidade para Pessoas com Mobilidade Reduzida

Patrocínio Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

Acompanhe em: @‌deondevemodinheiro

“[ensaio] para uma Redenção”

Foto: Pâmela Paranhos

O Teatro Terceira Margem celebra uma década de criação contínua com a estreia do espetáculo “[ensaio] para uma Redenção”, em cartaz de 21 a 30 de novembro, na Casa Rosa (Rio Vermelho), com sessões sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 17h e 20h. Os ingressos, a serem adquiridos antecipadamente na plataforma SYMPLA, custam R$40 (inteira) e R$20 (meia). A montagem integra o circuito comemorativo “Teatro Terceira Margem – 10 Anos”, que reúne espetáculos, oficinas e leituras até dezembro de 2025.

Serviço

Espetáculo: [ensaio] para uma Redenção

Grupo: Teatro Terceira Margem

Local: Casa Rosa – Rio Vermelho, Salvador

Período: 21 a 30 de novembro de 2025

Horários: sextas e sábados, 20h | domingos, 17h e 20h

Duração: 80 minutos

Classificação: 14 anos

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia), disponíveis antecipadamente na plataforma SYMPLA e diretamente na bilheteria da Casa Rosa

Mais informações: http://www.teatroterceiramargem.com

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo