Evento é idealizado pelo livreiro premiado Heider de Assis, que busca incentivar a Produção Literária Local
Celebrando a literatura em um ambiente de integração entre arte, natureza e lazer, o Festival Literário “Palavras ao Vento” propõe-se a ser um espaço de celebração e reflexão sobre a importância da literatura como instrumento de alteridade.
O evento reunirá escritores, leitores, editoras e amantes da literatura, oferecendo uma programação diversificada que inclui palestras, oficinas, mesas-redondas, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e atividades interativas para todas as idades, em um ambiente que favorece o encontro entre pessoas, ideias e histórias.
O Festival será realizado no Paseo Itaigara, um shopping a céu aberto, que é referência em atividades culturais, neste sábado (14), com atividades distribuídas ao longo de um dia inteiro. O formato a céu aberto do Shopping Paseo permite que o público participe de forma fluida, aproveitando as diversas atrações do festival enquanto circula pelo local. Ao final do evento, acontecerá o Wine&Book. Um clube de leituras que visa juntar amantes de literatura e de vinhos.
O evento é uma iniciativa do livreiro Heider de Assis, ganhador do prêmio PublishNews de melhor livreiro do Brasil, que intenta incentivar a Produção Literária Local, valorizando e dando visibilidade aos escritores locais e regionais, para que apresentem suas obras e compartilhem suas trajetórias com o público. Escritores de outros estados e países também farão parte desta edição do evento.
O “Palavras ao Vento” é destinado ao público em geral, incluindo leitores, escritores, estudantes, professores, famílias, crianças e todos as pessoas interessados em literatura. O evento é uma realização da livraria LDM, e conta com o apoio do Shopping Paseo Itaigara, do Beerandbook, da casa Queiroz, da Umbu Comunicação, da Tout e da Youplay Paseo Itaigara.
“Quando idealizei esse Festival Literário, a primeira coisa que me veio à mente foi pensar a livraria como espaço de ocupação. Não apenas um espaço de consumo, mas um ambiente que democratiza o acesso direto aos livros, sem que, necessariamente, seja preciso comprá-los”, conta Heider.
“A livraria precisa ser pensada como um espaço de exercício da cultura. Precisamos promover essa ideia à população. E o festival Palavras ao Vento possibilita o acesso, não somente aos livros, mas aos escritores e fortalece o sentido de comunidade, utilizando a literatura como um catalisador de encontros, diálogos e trocas.”
Programação:
10h
Majori Silva (SP)
Contação de história do livro: Tereza – A abelha-rainha de Benguela
10h30
Esteban Vivaldi (Chile)
Atividade lúdica de ilustração – “Uma palavra vira desenho”
15h
Mesa: Um cômodo incômodo.
Bethania Pires Amaro (PE) – Mediação: Mariana Paiva (BA)
Livro: O ninho (Vencedor do prêmio SESC de literatura)
16h20
Mesa: Perspectiva crítica sobre direitos lgbti+
Emerson Ramos (PB) e Moisés Lino e Silva (GO)
Mediação: Thiffany Odara (BA)
Livros: Direitos LGBTI+ no Brasil – Novos rumos da proteção jurídica/Liberalismo minoritário – Vidas travestis na favela.
17h30
Mesa: O silêncio que sucede os estilhaços
Séfora Oliveira (BA) – Mediação: Murillo Nonato (BA)
Livro: Espelhos quebrados
19h
Mesa: Álbum de família.
Carla Guerson (ES) – Mediação: Thaiane Machado (BA)
Livro: Todo mundo tem mãe, Catarina.
Wine&Book
20h
Mediação: Heider de Assis (BA) e Thaiane Machado (BA)
Livro: Tese sobre uma domesticação – Camila Sosa Villada
Imperdível!!!