O Ferrovias é o primeiro festival de cinema voltado para o Subúrbio Ferroviário de Salvador e recebe inscrições até o dia 20 de junho

Quem é criador audiovisual, diretor ou cineasta do Subúrbio Ferroviário de Salvador tem a oportunidade de exibir seu filme em um festival de cinema. O Festival Ferrovias voltou e os interessados já podem inscrever sua obra na segunda edição do evento.
Pioneiro em sua proposta, o Ferrovias abre espaço para obras audiovisuais que pensam as questões do território e visa enfatizar a potência criativa dessa região histórica da capital baiana. As inscrições acontecem até o dia 20 de junho e devem ser realizadas mediante o preenchimento do formulário online.
Os projetos serão avaliados por uma equipe de curadores com trajetória diversa no audiovisual da região do Subúrbio, da cidade de Salvador e da Bahia.
Ressaltamos que podem ser inscritos curtas com até 30 minutos de duração e longas-metragem de até 60 minutos ou mais. Também vale ressaltar que cada cineasta ou produtor audiovisual selecionado no Ferrovias irá receber um prêmio de R$ 400.
O “Ferrovias” recebe, prioritariamente, obras de nascidos ou moradores do Subúrbio. Entretanto, pessoas de outras regiões de Salvador também podem se inscrever no festival, desde que os filmes submetidos tenham temática voltada para o território ou que tenham sido gravados no Subúrbio.
Da margem ao centro
Por 162 anos, os trens que atravessaram o Subúrbio de Salvador transportaram, diariamente, mais de 14 mil pessoas. As histórias e a herança dessas pessoas marcaram o tempo e construíram a riqueza de uma região que, por vezes, tem a importância menosprezada no contexto geral da cidade.
O Festival Ferrovias estabelece sua relevância ao centralizar artistas e histórias deste território. Na primeira edição do projeto, 80% das obras inscritas contaram com a participação de pelo menos uma pessoa do Subúrbio. Esse aspecto reforça a potência da produção na localidade e a necessidade de haver espaços para a apresentação dessas obras.
“[A participação no festival] foi importante para mim porque representei parte da comunidade em que eu moro. É importante levar as pessoas daqui da comunidade e [mostrar] esse trabalho que é feito aqui”, destacou Ítalo Rodrigues, que é morador do bairro de Plataforma, sobre a importância do projeto em sua trajetória. O curta documental “O peixe”, dirigido por Ítalo, foi uma das obras selecionadas na 1ª edição do Ferrovias e já foi exibida em outros festivais de cinema, como os festivais Felino Preta e Latinidades Negras.
O projeto Ferrovias: Festival de Cinema do Subúrbio (IIª Edição) foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, do Governo Federal.
Gostaríamos que o Portal Umbu nos ajudassem a divulgar para todos participarem da nossa Chamada Aberta, enviando seus filmes. O nosso principal objetivo é incentivar as pessoas que trabalham com o audiovisual. Para mais informações, confiram o site