Mostra busca mapear e divulgar produções cinematográficas de realizadores do Subúrbio de Salvador
A segunda edição do “Ferrovias – Festival de Cinema do Subúrbio” está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (8). A iniciativa, que busca mapear e divulgar produções cinematográficas de realizadores do Subúrbio de Salvador, bem como filmes que abordem a região, prorrogou a data de encerramento das inscrições para permitir maior participação.
No ato da inscrição, é necessário apresentar o RG (frente e verso) e o comprovante de residência, pois 60% das produções selecionadas serão de cineastas suburbanos.
Os filmes podem ser inscritos nas categorias de longas-metragens (mais de 60 minutos) ou curtas-metragens (menos de 30 minutos) e podem incluir ficção, documentário, animação, videoclipe e/ou experimental. Todas as obras selecionados pela curadoria receberão uma premiação.
Rodrigo Carvalho, coordenador do Ferrovias, explicou que o festival tem como um de seus principais objetivos ressignificar a imagem do Subúrbio Ferroviário de Salvador, frequentemente associada à violência. “Queremos destacar o outro lado: o da vida, das artes e das riquezas artísticas e naturais deste território de Salvador”, afirmou.
Carvalho também destacou a fragilidade do setor cultural na região, ressaltando a necessidade de mobilizar as pessoas para que tenham acesso às produções locais, muitas das quais nunca foram exibidas. “Sabemos que há muitas produções, mas faltam espaços para exibição devido à escassez de equipamentos culturais e de um discurso apropriado. Esperamos mobilizar os espectadores e criadores da região a conhecer e divulgar suas obras”, disse ele.
O evento acontecerá no Centro Cultural de Plataforma, na Praça São Braz. Além das exibições de filmes, a programação incluirá oficinas itinerantes, atividades formativas e apresentações artísticas, promovendo uma integração do público e valorizando as artes além do cinema. Para se inscrever na mostra, basta clicar aqui.
As informações são do Alô Alô Bahia