...

Portal UMBU

Festival Afro de Jequié acontece neste final de semana no Colégio Dr Milton Santos

Objetivando buscar a valorização da cultura afro brasileira e mostrar sua importância para as novas gerações será realizado dias 4, 5 e 7 de abril o Festival Afro Jequié na Colégio Quilombola Dr. Milton Santos.

Foto: Divulgação.

Nesta sexta, 4, foram realizadas oficinas artísticas que foram ministradas por Palmeiron Andrade (Teatro), Eduardo Santos (Cartum), Adriane Melo (Poesia), Rubia Freitas (Contação de Histórias), Roque Geambastiani (Desenho) e Augusto Barreto (Pintura) destinadas aos alunos do colégio quilombola.

Já no sábado, dia 5, uma vasta programação acadêmica e cultural será realizada pelo Festival Afro Jequié: O escritor e professor do Instituto de Letras da UFBA, Henrique Freitas (foto) falará sobre Literatura-Terreiro; a cantora Tânia Valverde entoará canções de Clara Nunes; o professor e pesquisador Adielson Filho dissertará sobre a língua yourubá na literatura de Jorge Amado; o professor da Universidade Federal de Ouro Preto e babalorixá, Erisvaldo Pereira dos Santos vai abordar o tema Racismo Religioso; Jô Bahia vai cantar músicas do Olodum e terá ainda lançamento dos livros “O encontro do menino Jesus com a tradição dos orixás”, de Erisvaldo Pereira dos Santos e “Antônio Burokô”, de Domingos Ailton e apresentações de samba de roda e capoeira.

Dia 7 de abril uma mesa redonda reunirá os professores e pesquisadores Geronson Barbosa, Ana Angélica e Adriana Sampaio, que falarão sobre o Quilombo Urbano do Barro Preto, local em Jequié onde está instalado o Colégio Dr. Milton Santos. Haverá ainda apresentação de samba de viola com o Afoxé Filhos de Pena Branca.

Durante o Festival Afro Jequié terá uma exposição de fotografias de negros e negras, que atuam em várias áreas em Jequié e exibição 1798 – A Revolta dos Búzios, Besouro e o Candomblé na cidade de Jequié.

Maiores informações na página do Instagram do projeto: @‌festivalafrojequie

O projeto do festival conta com apoio financeiro da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB através do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Jequié, tendo como proponente a yalorixá, professora e baiana de acarajé, Jocélia Santos Vaz, Mãe Célia.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo