...

Portal UMBU

Festa Literária Internacional de Cachoeira deve ter aumento de até 40% na criação de postos de trabalho em 2023, diz coordenação

Um dos coordenadores do evento, Jomar Lima fala sobre o impacto sociocultural e econômico da Festa Literária

A edição de 2023 da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) é uma das edições mais esperadas de todo o Nordeste. Não apenas por sua potência cultural, como também pelo impacto socioeconômico na região em que será realizada.

Em seu 11º ano, a Flica apresenta como tema “Poéticas Afroindígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”. Além do tradicional espaço na cidade de Cachoeira, também alcançará os moradores de São Félix.

Coordenador da festa literária, Jomar Lima comenta que a expansão do evento terá impacto regional nas cidades circunvizinhas à Cachoeira e São Félix, em razão do fluxo de pessoas que vão, direta e indiretamente, para o evento. De acordo com ele, foram criados entre 300 e 400 postos de trabalho nesta temporada em diversas áreas como produção, imprensa, segurança, agentes de trânsito e serviços de limpeza e demais setores.

A gente tem uma perspectiva de aumentar em torno de 30% a 40% os empregos temporários em função da procura que está sendo muito grande em relação a colocar barraca de artesanato, barraca de venda de comidas diversas, de lanches. A gente tem uma perspectiva que cresça entre 34% e 40%, comparado ao ano em 2022, destacou. ”

Sobre a estrutura do evento, o coordenador comentou a ampliação de espaços e a promoção de atividades em diferentes locais, estratégias que devem ter como respostas. “Estamos criando outros espaços dentro da programação Flica, nós ampliamos isso. Antes era apenas no centro histórico, hoje, a gente já ocupa diversos outros ambientes por toda a cidade, além de termos incluído São Félix na programação pela primeira vez esse ano”, concluiu.

Segundo Jomar Lima, a Festa Literária Internacional de Cachoeira, em 2023, tem um custo em torno dos R$ 3 milhões, criando uma movimentação financeira de grande impacto que, de acordo com a coordenação do evento, tem sua maior parte injetada na cidade.

Não podemos ignorar o impacto positivo na economia local, considerando a criação de empregos e renda para os vendedores ambulantes. Pode-se dizer que se tornou o maior evento, não apenas sociocultural, mas também econômico na cidade e na região”, analisou, comparando o impacto econômico de outras festas na circunvizinhança.

A 11ª edição da Flica acontece entre os dias 26 e 29 de outubro e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, que, este ano, será representada pela diretora de Cultura e Lazer Iara Cruz, conjuntamente com o jornalista Fábio Costa Pinto, representante da entidade no estado da Bahia.

A Flica 2023 é realizada pela Fundação Hansen Bahia (FHB) em parceria com a CALI – Cachoeira Literária, conta com a parceria da TV ALBA, da Prefeitura de Cachoeira, tem como livraria oficial a LDM, a CNA é a Internet oficial da Flica e patrocínio ACELEN, Teiú, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, Caixa e Governo Federal.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo