Feira Literária começa nesta terça-feira e vai até domingo; Nesta edição contará com a presença de Itamar Vieira e Aline Bei
A exposição itinerante ‘Vidas em Cordel’, do Museu da Pessoa de São Paulo, será uma das atrações da 16ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), que acontece a partir desta terça-feira (26) e vai até domingo (1º), na Praça Padre Ovídio.
Realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pelo Sesc, a feira deste ano tem como tema ”Literatura e sertão: o bicentenário da independência da Bahia no Brasil”.
A programação conta com conversas com escritores, como Itamar Vieira Junior e Aline Bei, lançamento de livros, apresentações teatrais e shows. Este ano, a feira literária vai homenagear o artista plástico Juraci Dórea e o poeta popular Chico Pedrosa.
Já a mostra ‘Vidas em Cordel’ festeja a tradição oral, a poesia popular e a ancestralidade. Treze histórias de vida do acervo permanente do Museu foram ”cordelizadas” como obras literárias e trajetórias ao mesmo tempo épicas e cotidianas. A entrada é gratuita.
Uma das histórias apresentadas é a de Dona Dalva Damiana, referência do samba de roda do Recôncavo Baiano. Para a exposição, que compõe a programação anual do Museu da Pessoa, foi criado um material educativo gratuito e digital, com conteúdos voltados para auxiliar professores a conhecer e refletir sobre as histórias de vida de brasileiros e brasileiras através da literatura de cordel.