Manifestantes demitidos não foram inclusos no pagamento da indenização
Ex-funcionários de empresas que prestaram serviços a antiga fábrica da Ford realizam, na manhã desta segunda-feira (11), um protesto na Via Parafuso, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações da TV Bahia, os manifestantes atearam fogo em pneus na pista. O trânsito ficou congestionado na Via.
Durante o protesto, o grupo segurava cartazes com reivindicação e pedidos de indenização. De acordo com a TV Bahia, os manifestantes foram demitidos e não foram inclusos no pagamento da indenização.
Relembre o que aconteceu
Em janeiro de 2021, a Ford anunciou que iria encerrar a produção de veículos em suas fábricas no país. Na época, os trabalhadores da fábrica da Ford na Bahia criticaram o fechamento da fábrica e realizaram um protesto na frente do local.
Em fevereiro do mesmo ano, a Justiça do Trabalho autorizou uma liminar que suspendia a demissão coletiva dos trabalhadores da Ford em Camaçari. A liminar proibia as demissões, até que o acordo entre a empresa e os funcionários fosse encerrado.
Ainda no mesmo mês, a Ford e os funcionários chegaram a um acordo parcial durante audiência realizada pelo TRT5. No acordo, a montadora se comprometeu a garantir os salários de todos os trabalhadores que fossem ou não convocados para o trabalho.
Já em maio, a Ford anunciou que fechou um acordo coletivo costurado com o Sindicato dos Metalúrgicos por causa do encerramento das atividades em Camaçari.
Porém, os trabalhadores que prestaram serviço à Ford protestaram ainda em maio no polo petroquímico, em Camaçari. Eles reivindicavam o pagamento de indenizações após a montada fechar as fábricas no Brasil.
Em junho de 2021, o governo da Bahia foi indenizado em R$ 2,15 BI pela montadora por conta do fechamento da fábrica no estado. A indenização foi fruto de um acordo entre as partes.



