Curso gratuito, contemplou cerca de 100 inscritos, com foco no fortalecimento da atuação de profissionais negros da economia criativa

O Bloco Alvorada promoveu, na noite desta sexta-feira (10), o evento de encerramento da primeira etapa das oficinas de comunicação digital, Redes Alvorada, na Biblioteca Central da Bahia, em Salvador. O encontro contou com a presença de alunos do projeto, profissionais da comunicação, membros do Bloco Alvorada, além de representantes da Fundação Pedro Calmon e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
As oficinas integram a 2ª edição da iniciativa Redes Alvorada, o curso gratuito contemplou cerca de 100 inscritos. Com foco no fortalecimento da atuação de profissionais negros da economia criativa, a iniciativa, pautada no ensino de como o uso das redes sociais pode ser aplicado como ferramenta de trabalho e potencialização de negócios, tem ainda outros segmentos que continuam até o mês de julho.
Para essa segunda etapa, foram selecionados 60 negócios que se destacaram na primeira fase do projeto para realizar consultorias e mentorias com profissionais da comunicação. A 2ª edição do Redes Alvorada é fruto da parceria do Instituto Cultural Alvorada Bahia com MOVAÊ – Movimento Afroempreendedor, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
Os trabalhos começaram na Biblioteca Central da Bahia com a apresentação inicial do ator, humorista e mestre de cerimônias do evento, Sulivã Bispo. Em seguida, foi convidado para iniciar a roda de conversa o chefe de gabinete da Fundação Pedro Calmon (FPC), Caruso Costa.
“A Biblioteca Pública e a Fundação Pedro Calmon são espaços públicos que precisam ser utilizados exatamente pelo povo, pela população, pelas organizações sociais, como o Bloco Alvorada. O espaço é para a cultura e para o lazer. A Secretaria de Cultura e o Governo do Estado têm esse foco e nada mais justo do que abrir esse espaço para o Bloco Alvorada, que é histórico no samba, na educação e na cultura. Então, quando eles conseguem uma aprovação de edital tão importante junto ao Governo do Estado, através da Sepromi, a gente sempre vai apoiar e conceder esse espaço. Porque a gente sabe da importância do projeto e o Bloco já se tornou um parceiro nosso”, disse Costa.
Quem também fez um pronunciamento no evento foi a coordenadora geral do Redes Alvorada e CEO da Umbu Comunicação & Cultura, Camilla França, que destacou os benefícios do uso das ferramentas digitais na expansão dos negócios de pessoas afroempreendedoras.
Depois, foi a vez dos profissionais da comunicação que ministraram as aulas no projeto. Subiram ao palco, o jornalista e colunista André Santana, que comandou a oficina de Comunicação Estratégica; a publicitária Yasmin Cardim, que ministrou as aulas de Comercialização na Internet/ Plataformas e Vendas Online; a publicitária Fernanda Campos, que conduziu a oficina de Gerenciamento de Redes Sociais, e a professora e pesquisadora, Josiane Climaco, que comandou a oficina de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa.
“O Redes Alvoradas sai na ponta porque a gente tem que entender que nós estamos numa sociedade que é diversa e é preciso respeito para com todas as pessoas. Sejam elas negras, indígenas, não negras, o público LGBTQIA+. Se você tem um empreendimento, se você está vendendo, você tem que saber que todas as pessoas são consumidoras, principalmente nesse mundo contemporâneo. É necessário que você tenha um olhar, esse olhar diverso, do respeito, que acolhe e o olhar que vai respeitar todos esses corpos. Cada pessoa dessa tem uma corporeidade, ela tem interseccionalidades, ou seja, atravessadores. A mulher, a mulher negra, a mulher indígena, a mulher LGBT. Assim, eu posso falar dos homens, eu posso falar das pessoas trans. Então, o empreendedorismo tem que acolher toda essa diversidade”, explicou a professora, pesquisadora em Relações Étnico-raciais e Africanidades e doutora em Educação, Josiane Climaco.
Em seguida, foi a vez da coordenadora de empreendedores negros da Sepromi, Tamires Santos, subir ao palco. Na oportunidade, ela falou sobre a parceria entre o Redes Alvorada e a Sepromi, além da necessidade de afroempreendedores estarem conectados com as novas tendências da comunicação para fortalecer seus empreendimentos.
“É de extrema importância o apoio do poder público para dar sustentabilidade aos negócios liderados por pessoas negras. Ter um projeto chamado Redes Alvorada que faz essa conexão e faz total sentido a realidade que a gente vive hoje, de necessidade também, estratégica para o desenvolvimento dos negócios, é indispensável. Então a comunicação hoje é um grande elo que dá estrutura para os negócios liderados por pessoas negras. O apoio da Sepromi, por meio do governo do Estado, é de extrema importância para que dê condições e possa promover oportunidades que deem apoio e sustentabilidade a esses negócios”, explicitou.
Uma das convidadas a traduzir essas novas tendências da comunicação foi a publicitária e CEO da Umbu Comunicação & Cultura, Mirtes Santa Rosa. A profissional explicou aos afroempreendedores sobre a necessidade de utilizar a comunicação digital para atingir resultados positivos em seus negócios. Especialista em Comunicação e Gerenciamento de Marcas, Santa Rosa compartilhou orientações com o público sobre comunicação empreendedora.
Quem também participou do encontro foi o presidente do Bloco Alvorada, que subiu ao palco para fazer um agradecimento aos parceiros do projeto e aos colaboradores do Redes Alvorada. Para fechar a noite com chave de ouro, os presentes fizeram uma foto para registrar o momento.
Cronograma
Consultorias e Mentorias: 08 de maio até 20 de julho de 2024
Encontro de encerramento: 27 de julho de 2024, 14h
Para mais informações, enviar e-mail: alvoradasamba@gmail.com