...

Portal UMBU

Evento de encerramento do Redes Alvorada seleciona 60 afroempreendedores para 2ª etapa do projeto

Curso gratuito, contemplou cerca de 100 inscritos, com foco no fortalecimento da atuação de profissionais negros da economia criativa

A professora e pesquisadora Josiane Climaco conduziu uma das oficinas do Redes Alvorada. Foto: Yasmin Cardim

O Bloco Alvorada promoveu, na noite desta sexta-feira (10), o evento de encerramento da primeira etapa das oficinas de comunicação digital, Redes Alvorada, na Biblioteca Central da Bahia, em Salvador. O encontro contou com a presença de alunos do projeto, profissionais da comunicação, membros do Bloco Alvorada, além de representantes da Fundação Pedro Calmon e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

As oficinas integram a 2ª edição da iniciativa Redes Alvorada, o curso gratuito contemplou cerca de 100 inscritos. Com foco no fortalecimento da atuação de profissionais negros da economia criativa, a iniciativa, pautada no ensino de como o uso das redes sociais pode ser aplicado como ferramenta de trabalho e potencialização de negócios, tem ainda outros segmentos que continuam até o mês de julho.

Para essa segunda etapa, foram selecionados 60 negócios que se destacaram na primeira fase do projeto para realizar consultorias e mentorias com profissionais da comunicação. A 2ª edição do Redes Alvorada é fruto da parceria do Instituto Cultural Alvorada Bahia com MOVAÊ – Movimento Afroempreendedor, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Os trabalhos começaram na Biblioteca Central da Bahia com a apresentação inicial do ator, humorista e mestre de cerimônias do evento, Sulivã Bispo. Em seguida, foi convidado para iniciar a roda de conversa o chefe de gabinete da Fundação Pedro Calmon (FPC), Caruso Costa.

“A Biblioteca Pública e a Fundação Pedro Calmon são espaços públicos que precisam ser utilizados exatamente pelo povo, pela população, pelas organizações sociais, como o Bloco Alvorada. O espaço é para a cultura e para o lazer. A Secretaria de Cultura e o Governo do Estado têm esse foco e nada mais justo do que abrir esse espaço para o Bloco Alvorada, que é histórico no samba, na educação e na cultura. Então, quando eles conseguem uma aprovação de edital tão importante junto ao Governo do Estado, através da Sepromi, a gente sempre vai apoiar e conceder esse espaço. Porque a gente sabe da importância do projeto e o Bloco já se tornou um parceiro nosso”, disse Costa.

Quem também fez um pronunciamento no evento foi a coordenadora geral do Redes Alvorada e CEO da Umbu Comunicação & Cultura, Camilla França, que destacou os benefícios do uso das ferramentas digitais na expansão dos negócios de pessoas afroempreendedoras.

Depois, foi a vez dos profissionais da comunicação que ministraram as aulas no projeto. Subiram ao palco, o jornalista e colunista André Santana, que comandou a oficina de Comunicação Estratégica; a publicitária Yasmin Cardim, que ministrou as aulas de Comercialização na Internet/ Plataformas e Vendas Online; a publicitária Fernanda Campos, que conduziu a oficina de Gerenciamento de Redes Sociais, e a professora e pesquisadora, Josiane Climaco, que comandou a oficina de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa.

“O Redes Alvoradas sai na ponta porque a gente tem que entender que nós estamos numa sociedade que é diversa e é preciso respeito para com todas as pessoas. Sejam elas negras, indígenas, não negras, o público LGBTQIA+. Se você tem um empreendimento, se você está vendendo, você tem que saber que todas as pessoas são consumidoras, principalmente nesse mundo contemporâneo. É necessário que você tenha um olhar, esse olhar diverso, do respeito, que acolhe e o olhar que vai respeitar todos esses corpos. Cada pessoa dessa tem uma corporeidade, ela tem interseccionalidades, ou seja, atravessadores. A mulher, a mulher negra, a mulher indígena, a mulher LGBT. Assim, eu posso falar dos homens, eu posso falar das pessoas trans. Então, o empreendedorismo tem que acolher toda essa diversidade”, explicou a professora, pesquisadora em Relações Étnico-raciais e Africanidades e doutora em Educação, Josiane Climaco.

Em seguida, foi a vez da coordenadora de empreendedores negros da Sepromi, Tamires Santos, subir ao palco. Na oportunidade, ela falou sobre a parceria entre o Redes Alvorada e a Sepromi, além da necessidade de afroempreendedores estarem conectados com as novas tendências da comunicação para fortalecer seus empreendimentos.

“É de extrema importância o apoio do poder público para dar sustentabilidade aos negócios liderados por pessoas negras. Ter um projeto chamado Redes Alvorada que faz essa conexão e faz total sentido a realidade que a gente vive hoje, de necessidade também, estratégica para o desenvolvimento dos negócios, é indispensável. Então a comunicação hoje é um grande elo que dá estrutura para os negócios liderados por pessoas negras. O apoio da Sepromi, por meio do governo do Estado, é de extrema importância para que dê condições e possa promover oportunidades que deem apoio e sustentabilidade a esses negócios”, explicitou.

Uma das convidadas a traduzir essas novas tendências da comunicação foi a publicitária e CEO da Umbu Comunicação & Cultura, Mirtes Santa Rosa. A profissional explicou aos afroempreendedores sobre a necessidade de utilizar a comunicação digital para atingir resultados positivos em seus negócios. Especialista em Comunicação e Gerenciamento de Marcas, Santa Rosa compartilhou orientações com o público sobre comunicação empreendedora.

Quem também participou do encontro foi o presidente do Bloco Alvorada, que subiu ao palco para fazer um agradecimento aos parceiros do projeto e aos colaboradores do Redes Alvorada. Para fechar a noite com chave de ouro, os presentes fizeram uma foto para registrar o momento.

Cronograma

Consultorias e Mentorias: 08 de maio até 20 de julho de 2024
Encontro de encerramento: 27 de julho de 2024, 14h
Para mais informações, enviar e-mail: alvoradasamba@gmail.com

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo