A pesquisa também descobriu que os 9% dos americanos que disseram que já tinham votado
Uma pesquisa conduzida por The New York Times e Siena College, divulgada nesta sexta-feira (25), mostra que os candidatos à presidência dos Estados unidos, Kamala Harris e Donald Trump, estão empatados na votação popular com 48% cada. Segundo o jornal norte-americano, o a divisão uniforme do eleitorado é muito rara.
Ao revelar as porcentagens, o New York Times afirmou que o empate pode ser uma má notícia para a candidata democrata. Já que, em eleições recentes, os democratas tiveram uma vantagem no voto popular, mesmo quando perderam o Colégio Eleitoral e, portanto, a Casa Branca.
A pesquisa New York Times/Siena College entrevistou 2.516 eleitores em todo os EUA entre 20 e 23 de outubro. A margem de erro é de cerca de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Feita a menos de duas semanas da eleição presidencial, em 5 de novembro, a pesquisa também mostrou uma leve preferência a Kamala Harris nos 15% dos eleitores que se descreveram como não totalmente decididos. Harris liderar entre esse grupo, 42% a 32%. Duas semanas atrás, Trump tinha uma pequena vantagem com eleitores indecisos ou persuadíveis, 36% a 35%.
A pesquisa também descobriu que os 9% dos americanos que disseram que já tinham votado, 59% afirmaram ter votado em Harris, ante 40% de Trump. Segundo o jornal, isso é consistente com a vantagem que os democratas historicamente tiveram na votação antecipada e no voto pelo correio, embora haja sinais neste ano de que os republicanos, ao contrário de 2020, estão votando antecipadamente.
Com informações de SBT News