...

Portal UMBU

“Eu gosto de festa, está no meu DNA”, declara Irá Carvalho, produtora cultural e presidente da Íris Produções

Irá Carvalho fala sobre os desafios de ser uma mulher negra empreendedora, a trajetória de sucesso da Íris Produções e futuro

Foto: Divulgação

Na entrevista de hoje (20), o Portal Umbu conversa com a produtora cultural Irailda Carvalho, mais conhecida como Irá. A profissional é diretora da Íris Produções, uma produtora de eventos que já apresentou shows de grandes artistas da música brasileira como, por exemplo, Djavan, Caetano Veloso e Marina Lima.

À nossa reportagem, Irá Carvalho fala sobre os desafios de ser uma mulher negra empreendedora, a trajetória de sucesso da Íris Produções e o futuro. Confira:

Filha mais velha de oito irmãos, Irá têm dois filhos e dois netos e define sua personalidade: “sou alegre e determinada”. A paixão pela profissão vem desde muito cedo, isso porque, ainda no colégio, Carvalho já organizava eventos. 

“Sempre gostei de arte e cultura, desde a época do colégio primário eu me envolvia nas festas comemorativas, Dia das Mães, no São João, eu participava da quadrilha e decoração, Dia dos Pais, desfile da primavera. Eu gosto de festa, está no meu DNA”, recorda.

Ser uma mulher negra à frente de uma empresa nunca foi fácil, Irá Carvalho sabe bem disso. Aos 64 anos, a produtora cultural diz que começou a trabalhar aos 15 anos para poder ajudar em casa. 

Quando eu tive a oportunidade, eu não hesitei, agarrei e segui. E nunca desisti

“Com 15 anos eu fui estudar à noite para poder trabalhar, eu queria ganhar meu próprio dinheiro. Minha mãe e meu pai trabalhavam muito para sustentar a nossa família, aprendi cedo que precisava trabalhar para sobreviver.”

“Quando eu tive a oportunidade de produzir o primeiro show, eu não hesitei, agarrei e segui. Não foi fácil, mas sou otimista e espirituosa, me fortaleci com as dificuldades e negativas. E nunca desisti”, conta.

venci pela minha tolerância e resiliência

Em 2024, a Íris Produções completou 20 anos de atuação no mercado do entretenimento. Sobre todos esses anos de atividade, Irá analisa: “Muitas vezes tive que ceder, ouvir e aceitar o não, mas continuava de cabeça erguida com os meus propósitos, venci pela minha tolerância e resiliência”.

À frente da produtora, Irá já trouxe ao público shows de grupos e artistas solo como Melim, Nando Reis e Jau. Inclusive superando as dificuldades que a pandemia trouxe, sem jamais se deixar esmorecer. 

Para o futuro, Irá quer continuar fazendo aquilo que mais ama. “Mais shows. Gosto de realizar e poder proporcionar o melhor para as pessoas que trabalham comigo, no show emprego muita gente, isso me deixa feliz!”, finaliza.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Peter Homfeldt e Gracia De Carvalho-Homfeldt
Peter Homfeldt e Gracia De Carvalho-Homfeldt
7 meses atrás

Gostei muito dessa entrevista.E um exemplo de uma mulher forte la em Salvador da
Bahia Brasil.Muito respeito.
Nao posso esconder que eu sou um primo gringo casado com uma prima de Ira.
Gosto da musica baiana e desejo muito sucesso no trabalho dela…

Peter

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo