Empresa transferiu sua sede para Salvador, com o objetivo de apoiar os profissionais e fomentar a cultura local
A Trace Brasil está de casa nova. A empresa transferiu sua sede para Salvador, onde o novo lar da marca fica localizado nas docas do Comércio.
]A estreia da plataforma na capital baiana foi concretizada durante os festejos do bicentenário da Independência da Bahia, quando transmitiu o show da banda Baiana System, que ocorreu em Salvador no último dia 2 de julho.
O canal de televisão da empresa, o “Trace Brazuca” estreou em julho de 2020. Voltado para a cultura afro-brasileira, a programação era uma versão brasileira do canal Trace Urban. No dia 3 de julho deste ano, a marca substituiu o “Brazuca” e adicionou o “Brasil” ao seu nome.
Agora, além do canal, a Trace Brasil quer ser vista pelos profissionais criativos e pela população de Salvador como uma plataforma de cultura afro urbana. Vivendo uma nova fase, com sede na capital baiana, a plataforma contratou recentemente o publicitário Bruno Batista para ser CEO da marca.
Em entrevista ao repórter estagiário, Jadson Luigi, por vídeo chamada, o novo CEO da plataforma, Bruno Batista conversou sobre esse novo momento da marca, a cultura de Salvador e as novidades da empresa.
Caminho
Para Bruno Batista, CEO da plataforma, a meta da Trace é prestar serviços para esses profissionais criativos que buscam acessar os investimentos e patrocínios das marcas. A marca quer ainda movimentar a micro economia da região como os bares e restaurantes do entorno da sede, as produções de eventos em Salvador.
Ainda de acordo com Batista, o objetivo da marca é promover a sensação de pertencimento, inspirar e dar autonomia a esses talentos de maneira autêntica.
“A gente sabe que existe uma demanda represada aqui em Salvador, principalmente da galera preta que trabalha com cultura afrourbana e que não acessa esses ambientes e oportunidades de patrocínio e investimento. Através da Trace, seremos esse caminho, queremos fazer a ponte, para que esses investimentos entrem e façam a diferença nesses projetos e artistas”, afirma.
Recentemente, o IBGE divulgou dados do Censo de 2022 e revelou uma queda no número de moradores na capital baiana. A Trace Brasil visa, por meio da contratação de profissionais criativos e do audiovisual como atores, VJs e maquiadores, reunir esses talentos para fomentar a cultura local.
“Estamos propondo um movimento de transformação. Principalmente porque a gente vai dialogar com os nossos. É um movimento audacioso, mas é muito pensado, tem muita estrutura e respaldo. É uma empresa global, nomes gigantescos que participam do ecossistema da plataforma. A Trace em Paris é a MTV ou até mais forte que a MTV. Na Nigéria, são realizados 200 eventos por ano”, explica o CEO da plataforma.
Sobre a decisão de escolher a capital baiana para sediar as suas operações no Brasil, o CEO da plataforma acredita que a diversidade cultural que Salvador reúne é um dos maiores diferenciais da capital.
“Além de ser a cidade que concentra o maior número de pessoas pretas no Brasil e fora da África, escolhemos Salvador porque a cultura afro dessa cidade é única, pois reúne diversas Áfricas. Logo, a Trace acredita que com o nosso poder de internacionalização, podemos mostrar para o mundo a cultura afro e potente de Salvador”, diz.
Devido a sua capacidade de dialogar com diferentes culturas no mundo todo, a marca quer internacionalizar as produções baianas. A Trace atua em 26 países da África, Europa, Caribe e América. A partir do trabalho que será realizado em Salvador, o objetivo da Trace é inspirar outras cidades como Rio de Janeiro e São Paulo a fazerem o mesmo movimento de fomento à cultura afrourbana.
Streaming
A empresa também vai apostar no digital, com a criação de um streaming previsto para ser lançado no Brasil em 2025. “O nosso digital agora vai ser algo que iremos investir muito forte. Até o final de 2025, a Trace irá trazer o Trace Plus, onde estarão disponíveis os conteúdos de todos os canais da marca Trace espalhados pelo mundo”, revela.
A Trace Brasil visa dialogar com esses profissionais que atuam nos movimentos culturais de Salvador e, em um segundo momento, fazer uma curadoria desses projetos e produções para que a expertise da plataforma, que é a comunicação televisiva, possa atender as demandas desses profissionais, auxiliando na captação de investimentos para dar seguimento a esses projetos.
“Um dos pilares da Trace para esse segundo semestre é a agenda cultural. Estar próximo das pessoas, é importante que a população entenda a Trace como esse espaço de entretenimento e valorização da cultura negra. Apostando na agenda cultural, a gente vai levar a nossa marca para perto das pessoas”, afirma.
A segunda aposta da marca é na programação, ou seja, a Trace irá produzir, licenciar e curar os programas na cidade. Foram anunciados três novos programas que serão produzidos pela plataforma: o primeiro é o “Muvuca”, já o segundo é o “Novas Vozes”, que vai buscar os VJ´s aqui de Salvador para colaborar com a Trace Brasil e, por fim, o “Jam”, que é um programa musical que irá apresentar os novos talentos e compartilhar a diversidade cultural da cidade.
“Planejamos fazer uma série sobre o afrofuturismo, para mostrar as diversas faces do afrofuturismo em Salvador. Passando pelas festas, os movimentos, a gastronomia, etc.”, finaliza.