Proposta contava com um total de 100 assinaturas de deputados até a manhã desta segunda-feira (11)

Provocando debates na internet nas últimas semanas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) que prevê o fim da escala de 6 dias de trabalho por 1 de descanso, também já está repercutindo entre os membros da Câmara dos Deputados. Hilton precisa de 171 assinaturas de parlamentares para que a pauta avance e seja discutida no Congresso e, segundo informações do Correio Braziliense, a deputada alcançou 100 na manhã desta segunda-feira (11).
Apresentada inicialmente por Rick Azevedo, fundador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e vereador eleito pelo PSOL no Rio de Janeiro com mais de 29 mil votos nas eleições desse ano, a proposta busca alterar a escala de trabalho prevista em lei, com seis dias seguidos de trabalho, em um total de 44 horas semanais, com um dia de descanso, com o objetivo de proporcionar ao trabalhador maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Uma petição encabeçada pelo VAT já reúne mais 1,6 milhão de assinaturas.
Apesar do apoio popular e da repercussão positiva nas redes sociais, a proposta enfrenta resistência na Câmara. Erika Hilton coleta assinaturas há seis meses e aponta que algumas propostas podem levar anos para alcançar o apoio necessário e iniciar a tramitação. O texto é criticado, principalmente, por partidos de direita, mas também não teve a tração esperada na esquerda.
Todos os 13 deputados do PSOL assinaram o projeto. Entre partidos de direita e centro-direita, União Brasil e PSD ficarma à frente, com 4 e 2 assinaturas, respectivamente, enquanto Rede, Republicanos, PSDB, Solidariedade, PP, PL e Avante tiveram apenas 1 assinatura cada. O PL se posicionou em bloco contra o fim da escala 6×1, mas Fernando Rodolfo (PL-PE) apoiou a medida.
Entre os deputados da Bahia, apenas 5 assinaram até agora: Jorge Solla (PT), Waldenor Pereira (PT), Lídice da Mata (PSB), Alice Portugal (PCdoB) e Bacelar (PV).
Segundo o Correio Braziliense, a assessoria da deputada Erika Hilton afirma que divulgará a lista dos deputados que assinaram a proposta até o fim do dia.