Doença está ligada diretamente ao saneamento básico e a higiene

Após 18 anos, Salvador registrou o primeiro paciente com cólera no país. O caso foi confirmado no último domingo (21) e, nesta segunda (22), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou o perfil do infectado.
A doença foi diagnosticada em um homem de 60 anos, morador da capital baiana, cuja infecção foi confirmada por testes laboratoriais.
Segundo a pasta, o paciente não possui histórico de viagens para países onde a cólera é frequente, e nem teve contato conhecido com outras pessoas infectadas.
Ainda segundo a nota, trata-se de um caso isolado, tendo em vista que não foram identificados outros casos, após a investigação realizada pelas equipes de saúde junto às pessoas que tiveram contato com o paciente.
Considerando o período de transmissibilidade da doença, que, no Brasil, é de 20 dias, o homem não transmite mais o agente da cólera desde o último dia 10 de abril.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de janeiro a março de 2024, 31 países registraram casos ou declararam surto de cólera.
Seguindo a classificação da OMS, a Região Africana foi a mais afetada, com 18 países. Nas Américas há surtos declarados apenas no Haiti e na República Dominicana.
Paciente com cólera não transmite agente transmissor:
No comunicado, a Sesab destacou que o período de transmissibilidade da doença é de um a dez dias após a infecção. No Brasil, para as investigações epidemiológicas o período de transmissibilidade de até 20 dias por uma margem de segurança. Por causa disso, o paciente não transmite mais o agente etiológico desde o dia 10 de abril.
A Sesab finalizou a nota ressaltando que “todas as medidas necessárias para prevenção e controle, como análise da água, foram prontamente implementadas e que a situação está sendo monitorada”.
Casos de cólera no Brasil:
No Brasil, os últimos casos de origem local ocorreram em Pernambuco entre os anos de 2004 e 2005, com 21 e cinco casos confirmados, respectivamente. A partir de 2006, não houve casos de cólera autóctones, apenas importados.
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda. É transmitida por meio de alimentos contaminados e de pessoa para pessoa. Os sintomas são diarreia, dor abdominal e cãibras. Os casos podem leves ou graves, que podem levar à morte.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de janeiro a março de 2024, 31 países registraram casos ou declararam surto de cólera.
Como é o tratamento da cólera?
Para tratar a cólera, o tratamento consiste na reposição dos líquidos e minerais que são perdidos na diarreia. Além disso, o paciente pode tomar antibióticos com o objetivo de matar a bactéria causadora da cólera.



