
As pessoas interessadas em solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até a próxima sexta-feira, dia 6 de junho, para fazer o pedido na Página do Participante. O prazo é o mesmo para as inscrições.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação.
Excepcionalmente, o Enem será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro em três cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida visa atender os públicos desses municípios, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada na capital paraense no período da aplicação regular do exame.
Os atendimentos especializados fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep. Ao longo dos anos, a autarquia aprimorou as aplicações, com o objetivo de oferecer condições cada vez mais isonômicas. Nesse contexto, os participantes contam com provas em braile; sala individual; mobiliário com dimensões adequadas para o manuseio da prova e dos recursos assistivos; auxílio para leitura e transcrição; tempo adicional; leitor de tela; prova ampliada; prova super ampliada; guia-intérprete e sala de fácil acesso.
Durante as provas, também é permitido utilizar material próprio, o que inclui máquina de escrever em braile; lâmina overlay; reglete; punção; sorobã ou cubaritmo; caneta de ponta grossa; tiposcópio; assinador; óculos especiais; lupa; telelupa; luminária; tábuas de apoio; multiplano e plano inclinado. Itens como bolsa de colostomia, dispositivos capacitantes, medidor de glicose e bomba de insulina também são previstos no edital do Enem. As regras do exame determinam que os recursos sejam vistoriados pelo chefe de sala.
É necessário enviar a documentação comprobatória da condição que motiva o atendimento especializado, por meio da Página do Participante.
O participante que teve a documentação aprovada nas edições de 2021 a 2024 não precisará anexar nova documentação, caso a solicitação de atendimento seja a mesma em 2025 (exceto nos casos de atendimento em classe hospitalar e lactante).
As condições que dão direito ao atendimento especializado no Enem são as seguintes:
Baixa visão
Cegueira
Visão monocular
Deficiência física
Deficiência auditiva
Surdez
Deficiência intelectual
Surdocegueira
Dislexia
Déficit de atenção
Transtorno do Espectro Autista
Discalculia
Diabetes
Gestante
Lactante
Idoso
Estudante em classe hospitalar ou outra condição específica
As informações são da Agência Gov