
O período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 se encerrará às 23h59 (horário de Brasília) da sexta-feira (6/6) — o prazo também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social. Os estudantes concluintes do ensino médio da rede pública têm a inscrição pré-preenchida na Página do Participante. Nesses casos, basta acessar o sistema para confirmar a inscrição e selecionar a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) que deseja realizar.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação.
O MEC e o Inep aplicarão o Enem 2025, de forma excepcional, em 30 de novembro e 7 de dezembro, nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida visa atender o público desses municípios em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na capital paraense, no período da aplicação regular do exame.
Todos os interessados em fazer o Enem 2025 devem se inscrever, por meio da Página do Participante, para garantir a participação no exame. Os isentos da taxa de inscrição também precisam realizar esse procedimento. A regra também vale para quem teve a justificativa de ausência na edição de 2024 aprovada. Ou seja, as aprovações da isenção e da justificativa de ausência não significam que a inscrição foi automaticamente efetuada.
O sistema não gerará boleto para o estudante concluinte do ensino médio de escola pública (2025) em nenhuma hipótese, pois são isentos da taxa de inscrição. Já aqueles que não são isentos da taxa (R$ 85) devem efetuar o pagamento do boleto gerado na Página do Participante até 11 de junho. O pagamento pode ser feito por meio de pix; cartão de crédito; e débito em conta corrente ou poupança — a depender do banco. Para pagar por pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.
Com informações do Ministério da Educação