Primeiro dia do Expo Favela Bahia reuniu cerca de 100 empreendedores. Iniciado ontem (22), evento tem seu último dia hoje (23), em Lauro de Freitas
“A favela como potência”, com essa frase a Expo Favela Innovation Bahia iniciou os trabalhos nesta sexta-feira (22). A feira de negócios e empreendedorismo desembarcou na Bahia, mais especificamente na cidade de Lauro de Freitas, com uma programação variada para os empreendedores baianos.
Prestigiaram o evento, o presidente da Central Única das Favelas – CUFA, Preto Zezé, além de autoridades políticas como o governador do estado, Jerônimo Rodrigues; o vice-governador, Geraldo Júnior; a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho: o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro e a deputada estadual, Olívia Santana.
Mayara Marques, professora de história, levou seus alunos do Colégio Estadual Francisco Pereira Franco, localizado no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, para conferir a programação da Expo Favela Bahia. “Eu estou encantada, enquanto mulher preta e professora, é gratificante ver um evento tão grandioso trazendo o protagonismo da favela”, diz.
Assim como a favela, a diversidade também mostrou ser poderosa e, no stand da empreendedora Brenda Souza, isso ficou evidente. Pessoa trans e não-binária, Brenda trabalha no projeto social “Feira Trans Mix”, que promove o empreendedorismo para pessoas LGBTs.
Em seu Stand na Expo Favela, Brenda expõe seus trabalhos. Os visitantes que forem até o espaço, poderão adquirir bonecas de retalhos, arranjos para flores e quadros feitos por pessoas trans e travestis do projeto.
“Foi muito gratificante ter sido convidada para a Expo Favela, esse evento nacional, sou bastante grata por poder apresentar esse projeto (Feira Trans Mix). Acho muito importante nós, pessoas LGBTQIA+, ocuparmos esses espaços para que a sociedade possa entender que nós existimos. Nós somos seres humanos como qualquer pessoa, somos trabalhadores, artistas plásticos, artesãos e somos pessoas felizes e alegres”, conta Brenda.
Empreendedorismo
A Expo Favela também é um espaço para tecnologias voltada para a área de educação. Quem nos mostra isso é o empreendedor Martins Mafra da Expertise Soluções, uma Edtech/startup criada com o propósito de oferecer soluções tecnológicas para a área de educação.
Segundo Martins, a Edtech oferece ainda um after School com cursos da área de tecnologia como, por exemplo, robótica, web design e programação básica. “Aqui é um espaço de visibilidade e de conexões com outros empreendedores para fortalecer o ecossistema local e um espaço para fechar negócios”, explica Martins.
A 1° edição da Expo Favela Innovation Bahia ocorre entre os dias 22 e 23 de setembro no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas.