Proibição do artefato foi definida por lei assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues esse ano
“Calma, calabreso”, pedia Bruno Magnata, cantor da banda La Fúria, enquanto puxava o trio As Muquiranas neste sábado (10), em Salvador. O circuito Osmar, no Campo Grande, teve presença de homens que, em 2024, usaram trajes que homenageavam a cultura africana mas, uma ausência foi percebida: a das pistolas de água.
Item presente nos desfiles do bloco ao longo dos anos, a pistola de água foi proibida nas festas populares após a regulamentação da Lei 14.584, no dia 29 de janeiro. De autoria da deputada estadual Olívia Santana (PSol), a medida foi considerada uma “ação pedagógica” pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Ferramenta de combate ao assédio, a lei foi discutida em 2023 na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) após a divulgação de um vídeo em que uma mulher é cercada por um grupo de homens do bloco As Muquiranas que, portando pistolas e água, atiraram contra ela. “O que para eles era uma brincadeira, para ela foi uma agressão, um abuso, um bullying agressivo e humilhante”, contou Olívia Santana ao site da AL-BA.
Para o Portal Umbu, Washington Paganelli, diretor do bloco e do Conselho Municipal do Carnaval, declarou que os episódios de uso das pistolas de água para oprimir grupos minoritários “só fizeram envergonhar toda a população”. “O governador promulgou a lei e agora ele está normatizando essa lei. Eu acho que isso aí vai ser muito bom para todos”, pontuou o diretor do bloco As Muquiranas, na época da regulamentação.
Os foliões do bloco levaram brinquedos de pelúcia para as ruas e comentaram que, com a proibição do uso de pistolas de água, eles esperam que o público feminino se sinta mais confortável e se aproxime do bloco As Muquiranas.
Além da mudança, a presença de Elisângela Brito, mãe de Davi, participante soteropolitano da edição 24 do reality show Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo, e responsável pela frase viral “Calma, calabreso”, também chamou atenção. A frase dita pelo baiano rapidamente ganhou a internet, caiu na boca do povo e virou o hit instantâneo que agora a banda La Fúria canta enquanto arrasta a multidão. Será que essa é a música do Carnaval?