...

Portal UMBU

Economista ensina dicas de como gastar menos no feriadão do 7 de setembro

Segundo um levantamento realizado pelo Serasa Experian em maio deste ano, o Brasil conta com 71,9 milhões de pessoas em situação de inadimplência

Com a celebração da Independência do Brasil nesta quinta-feira (7), muitas famílias aproveitam para esticar o feriado emendando com o fim de semana para tirar alguns dias de folga. Mas o que seria um momento de diversão, pode acabar se tornando uma dor de cabeça caso não haja um planejamento e controle dos gastos.

No Brasil, a falta de acesso à educação financeira empurra milhares de brasileiros para as dívidas. Segundo um levantamento realizado pelo Serasa Experian em maio deste ano, o Brasil conta com 71,9 milhões de pessoas em situação de inadimplência.

Para evitar as dívidas nesse feriadão, a reportagem do Portal Umbu entrevistou o economista e conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon-BA), Edval Landulfo.

Para o especialista, o planejamento é essencial durante períodos como esse, em que o feriado ocorre próximo ao fim de semana. “Qualquer folga ou feriado que você tenha próximo ao final de semana, para virar o famoso feriadão, as pessoas ficam tentadas a aproveitar um pouco mais esse lazer. Então, uns dois ou três meses antes da viagem, a tendência é que você faça primeiro o dinheiro e depois gaste”, explica Edval.

Ainda segundo o economista, quando a população tem acesso à educação financeira, é possível eliminar os gastos desnecessários durante as viagens. “Se for comprar um pacote em cima da hora, vai pagar um preço mais salgado”. Com o planejamento, é possível realizar uma lista das despesas com a viagem e evitar dores de cabeça.

Landulfo ressalta ainda a importância de ser cauteloso nesses momentos e o cuidado com o cartão de crédito. “É preciso ter muita cautela, evitar aceitar qualquer convite (para viagens) ou agir por impulso. Temos que lembrar que a maioria das nossas decisões são guiadas pelas nossas emoções. Então, a gente vai imaginar somente aquela viagem, a diversão entre amigos e familiares, e não pensar no dinheiro ou no cartão de crédito”, instrui.

Com as datas festivas, a tendência é de mercado aquecido, com produtos em promoções. Neste momento, o consumidor pode deixar de lado uma prática essencial: a pesquisa e a comparação dos preços de produtos.

“A educação financeira é fundamental para tomar qualquer decisão econômica. Precisamos aprender educação financeira para entender que temos que esperar o tempo de obter as coisas. Estamos em um momento de muito consumismo e de decisões imediatas. A gente não tem mais a cautela de juntar um dinheiro, fazer uma pesquisa e depois comprar”, analisa.

Alimentos e bebidas estão entre os produtos mais consumidos pelos indivíduos que optam por passar o feriadão em casa. Para os que vão receber amigos ou familiares em casa, o economista recomenda compartilhar as despesas com as visitas e fazer a famosa “vaquinha”.

“As bebidas podem ser compradas em depósitos, supermercados, em atacados. A mesma coisa é a comida, ela pode ser comprada em locais específicos. Por exemplo, se for um peixe, tenta comprar em uma feira em que permita esse preço mais em conta”, finaliza Edval.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo