Conteúdos retratam a determinação e a coragem do povo baiano, dos negros, dos indígenas e das mulheres na luta pela libertação dos brasileiros
Nesta quarta-feira (26), às 16h, o auditório Caetano Veloso da Uneb – Campus I, localizado no bairro do Cabula, recebe o lançamento da coletânea “Bahia, 2 de julho: uma guerra pela Independência do Brasil”. A entrada é gratuita com acesso sujeito à lotação do espaço.
O evento conta com a participação da cantora Cláudia Sisan, junto com o Coral Universitário UNEB, cantando o Hino “Dois de Julho”; e de Antônio Barreto, recitando o cordel “200 anos da Independência do Brasil”.
Lançada em formato de ebook, a coletânea é composta por 14 textos inéditos de pesquisadoras e pesquisadores da Bahia, e outros estados do Brasil, além de outros do Canadá, com base em estudos historiográficos sobre a Independência do Brasil na Bahia.
Os conteúdos retratam a determinação e a coragem do povo baiano, dos negros, dos indígenas e das mulheres na luta pela libertação dos brasileiros da dominação dos colonizadores portugueses.
A partir de um conceito de diagramação moderno e sofisticado, a equipe produziu um livro científico e artístico, propondo um diálogo entre os textos historiográficos e as artes de 15 artistas visuais, que ilustram as páginas de abertura de cada um dos 14 artigos escritos, além da capa do livro.
A coletânia foi organizada por Maria das Graças de Andrade Leal, Virgínia Queiroz Barreto e Avanete Pereira Sousa, e é uma parceria entre a Mwana Produções e a Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB), com patrocínio da BAHIAGÁS e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
SERVIÇO
Lançamento da coletânea “Bahia, 2 de julho: uma guerra pela Independência do Brasil”
Quando? 26 de julho (quarta-feira), às 16h
Onde? Auditório Caetano Veloso – Uneb Campus I, R. Silveira Martins, 2555, Cabula, Salvador.
Quanto? Gratuita (Acesso sujeito à lotação do espaço)